20 de outubro de 2021

Lixo da coleta urbana de Presidente Prudente será depositado em aterro privado de Adamantina

Lixo da coleta urbana de Presidente Prudente será depositado em aterro privado de Adamantina
Empresa de Adamantina é contratada pela Prefeitura de Presidente Prudente para destinação do lixo.

O lixo urbano coletado em Presidente Prudente será depositado no aterro privado de Adamantina, localizado no bairro Aidelândia. Segundo o G1, a empresa adamantinense Nova Alta Paulista Ambiental foi contratada após determinação da Justiça que proibiu o depósito de lixo no aterro sanitário municipal e fixou multa em descumprimento da decisão.

 

Impedida de depositar lixo no aterro, a Prefeitura de Presidente Prudente decretou situação de emergência para o tema e encontrar solução rápida para o destino do lixo urbano. O contrato em caráter emergencial, com dispensa de licitação, tem vigência inicial de seis meses. A destinação do lixo a Adamantina, nesse período, deve custar R$ 9.460.800,00 aos cofres públicos prudentinos.

 

Em Presidente Prudente o lixo da coleta urbana será levado para um espaço de transbordo, que ainda precisa ser definida e licenciada pelos órgãos ambientais. Desse local, o lixo será transportado a Adamantina, distante cerca de 120 km. Presidente Prudente produz cerca de 230 toneladas de lixo por dia.

 

Segundo G1, a Prefeitura de Presidente Prudente acionou o Ministério Público e o Poder Judiciário para utilizar o pátio do aterro sanitário municipal, provisoriamente, como área de transbordo, até que a empresa contratada defina o local e obtenha as licenças.

Em Adamantina, o aterro sanitário operado pela iniciativa privada atua com infraestrutura e todos os licenciamentos ambientais exigidos pela legislação. Segundo informa o site da empresa, o local atende as prefeituras de Adamantina, Santa Mercedes, Lucélia, Mariápolis, Pracinha e Murutinga do Sul, além de clientes da iniciativa privada. O empreendimento começou a operar no ano passado.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia