12 de junho de 2021

Livro homenageia escritora adamantinense

Livro homenageia escritora adamantinense
Geni Omim, autora homenageada em Flor de Ser (Arte de Divulgação por Taisa Maria Laviani).

No dia 19 de junho, acontecerá o lançamento do livro Flor e Ser: contos, crônicas e poesias, organizado pelo coletivo Rolê Literário de Adamantina e por uma de suas fundadoras, Dri Lima Barochello. Flor e Ser, além de livro é um encontro de gerações que carregam em si o amor pela literatura: onze jovens autores, com seus contos, crônicas e poesias, leem e comentam onze escritos de Geni Omin, a matriarca de nosso jardim. O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal do Rolê Literário de Adamantina no Youtube, a partir das 15 horas com previsão de término para as 17h.

     (Arte de Divulgação por Taisa Maria Laviani)

 

O evento contará com as participações de Rabay, com releitura musical de um dos poemas de Fernando Pessoa, e de Dri Lima Barochello e Eduardo Andrade, apresentando uma música autoral inspirada em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Além dessas apresentações, teremos um bate-papo com a ilustradora do livro, Jaqueline Zaparolli e a fotógrafa responsável pela capa de Flor e Ser, Taisa Maria Laviani, sobre seus processos criativos para o livro. O bate-papo se estenderá aos demais autores e ao editor Renato, da editora E-liber, encarregado pela publicação do livro. Também participará da live de lançamento, Ivoni Ramos, responsável pela Casa do Garoto de Adamantina, já que parte do valor arrecadado com a venda dos livros será revertida em doações para a instituição.

 

O Rolê Literário surgiu de um projeto anterior – os Encontros Literários – composto inicialmente por Dri, Dona Geni, Marcos, Guilherme, Passarinho e Jurema. Esses apaixonados por literatura se conheceram na Biblioteca Municipal de Adamantina e decidiram se reunir para trocarem impressões e discutirem sobre textos literários ou excertos de variados gêneros, além de compartilharem suas criações.

 

Estava aí o pontapé inicial para união de literatos locais, que desde 2017 agrega escritores, admiradores e amantes da literatura para trocas coletivas, expressões artísticas e incentivo à escrita e leitura. Atualmente, 20 pessoas fazem parte do que agora se denomina Rolê Literário, um coletivo que tem como pretensão dar sequência à proposta dos Encontros Literários, promover reuniões para fomentar a produção literária, publicar outros livros com escritoras e escritores locais e mostrar quanta literatura floresce do nosso interior.

  Jaqueline, Alissa, Eduardo, Dri Lima, Giovana, Taisa e Deoene (Acervo Rolê Literário). 

 

Em 2019, Dri Lima, inspirada pelos textos da anciã Geni Omim – escritora e artesã, amante de todas as artes – uniu as produções de Dona Geni a outros onze autores: Alissa Borges, Arthur Pereira, Deoene Fernandes, Dri Lima, Eduardo Andrade, Giovana Koga, Jaqueline Zaparoli, Jeisy Leonel, Taisa Maria, Valdir Cardoso e Vitor Felipe, fazendo assim Flor e Ser ganhar vida. O livro também é uma dedicatória à memória de Jurema, que foi funcionária da biblioteca municipal de Adamantina e grande amiga e incentivadora do Rolê Literário.

    (Arte de Divulgação por Taisa Maria Laviani)

Flor e Ser é uma antologia recheada de contos, crônicas e poesias germinadas na região adamantinense, que tem como objetivo incentivar a produção literária no interior paulista e valorizar nosso jardim cultural, repleto de seres-flores que tanto embelezam nossas vidas.

 

Serviço:

Acesse aqui as redes sociais do Rolê Literário Adamantina no FacebookInstagram e Youtube.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia