16 de outubro de 2019

Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) em Adamantina é de 1,17

Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) em Adamantina é de 1,17

A Secretaria de Saúde de Adamantina, por meio do Departamento de Controle de Vetores, informa que foi realizado na primeira semana de outubro o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Foram vistoriados 600 imóveis em 118 quarteirões escolhidos de forma aleatória em todo o município. Conforme os dados, o LIRAa em Adamantina é de 1,17. No ano passado, o mesmo levantamento apontou que o índice na cidade estava em 3,83 o que considera a cidade em situação de alerta.

Ainda de acordo com o levantamento, os recipientes mais encontrados em condições de criação e dispersão do mosquito Aedes aegypti foram: pratos e vasos de plantas, ralos de escoamento de água pluvial, materiais inservíveis, tais como sacolas plásticas, latas de diversos tipos, garrafas pets e demais materiais que podem ser colocados no lixo reciclável e os bebedouros de animais sem manutenção e limpeza.

O Município, através do Departamento de Controle de Vetores, vem realizando intensificação das visitas domiciliares, voltada para a eliminação de criadouros e tratamento com larvicida em recipientes de difícil remoção ou alteração.

“Ao longo de todo o ano, estão sendo realizadas palestras educativas e informativas, teatros lúdicos, reportagens em todos os meios de comunicação e mutirões visando à conscientização da população na eliminação da água parada e remoção de objetos inservíveis que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti”, afirma a chefe do controle de vetores, Francine de Brito Alves.

Desde que o município declarou situação de emergência no final do mês de maio, os números de casos na cidade vêm diminuindo. Em setembro, foi registrado um caso e em outubro foram cinco.

“Pedimos que a população continue nos ajudando no combate a Dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Para isso, é preciso olhar todos os dias os quintais, cuidar dos recipientes que podem acumular água e redobrar a atenção durante o período chuvoso. Receba a visita dos agentes de saúde, permita que eles vistoriem o seu quintal.

A dengue é uma doença que pode matar”, finaliza.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês