18 de setembro de 2024

Lançamento de Livro durante o Intercom 2024 traz artigo de docente do curso de Publicidade e Propaganda da FAI

Lançamento de Livro durante o Intercom 2024 traz artigo de docente do curso de Publicidade e Propaganda da FAI
Obra reúne uma série de contribuições de pesquisadores e profissionais do campo da Comunicação, entre eles a Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, docente do curso de Publicidade e Propaganda

No último dia 4 de setembro, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), ocorreu o lançamento da obra “JMM, 80 Anos: Memórias e Legado no Campo da Comunicação no Brasil”, uma homenagem ao legado do Prof. Dr. José Marques de Melo (JMM), um dos principais nomes da Comunicação no Brasil.

 

A Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Adamantina, contribuiu com o capítulo intitulado “Lembranças e Vivências”, no qual escreveu o artigo “JMM e os eventos científicos no interior paulista: parcerias com as Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI | 97”, destacando a importância das colaborações acadêmicas promovidas por Marques de Melo na região.

 

O evento realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) este ano contou com a parceria da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Enec-Univali), em Santa Catarina. O tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais?” reuniu estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da Comunicação em diferentes grupos de trabalhos. O objetivo central foi promover reflexões profundas sobre as implicações sociais e éticas das tecnologias de inteligência artificial, buscando antecipar e mitigar possíveis danos irreversíveis, especialmente para as populações mais vulneráveis.

 

Um legado comunicacional nesta obra

 

No prefácio do livro, a Prof.ª Dra. Margarida M. Krohling Kunsch, professora titular emérita da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Curador da Intercom, destacou as inúmeras contribuições de José Marques de Melo para o campo da Comunicação no Brasil e sua representatividade no cenário internacional. A obra se consolida como um registro essencial para compreender o impacto duradouro de JMM no desenvolvimento das ciências da comunicação.

 

O artigo de Ieda Borges, publicado em coautoria com o jornalista e docente aposentado Prof. Me. Sérgio Barbosa, destaca a relevante participação do Prof. José Marques de Melo na concepção e realização de eventos científicos que foram fundamentais para a história da Comunicação no Brasil.

 

No capítulo, evidenciam como JMM colaborou, por meio da iniciativa da Cátedra Unesco/Umesp, na organização das Conferências de Saúde realizadas nas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Esse trabalho teve como objetivo fortalecer a descentralização do ensino, da pesquisa e da extensão, especialmente em um contexto de crescente globalização.

 

Essa contribuição ressalta o papel pioneiro de Marques de Melo em promover o diálogo científico fora dos grandes centros urbanos, incentivando o desenvolvimento acadêmico em regiões do interior paulista e demonstrando seu compromisso com a democratização do conhecimento e a valorização da educação em diferentes contextos regionais.

 

O livro está disponível para acesso em https://portcom.intercom.org.br/ebooks/detalheEbook.php?id=57198.

 

Orientador de ex-aluno da FAI

 

O Prof. Dr. José Marques de Melo foi orientador do ex-aluno de Jornalismo das então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Eduardo Amaral Gurgel, no mestrado e no doutorado.

 

Gurgel tem doutorado em Comunicação Social (2013 – 2017) pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Defendeu tese intitulada “Imprensa e Igreja Católica no início do século XX: convergências e divergências”, tendo como orientador o Prof. Dr. José Marques de Melo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (pela CAPES).

 

Ele possui mestrado em Comunicação Social (2011 – 2013) também pela Umesp, com a obra intitulada “A pedagogia do jornalismo na teoria e prática de Luiz Beltrão”, tendo o Prof. Dr. José Marques de Melo como orientador. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (pela CAPES).

 

Por Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges

Revisado por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês