24 de maio de 2019

Lançada programação do Movimento Setembro Amarelo em Adamantina

Lançada programação do Movimento Setembro Amarelo em Adamantina
Autoridades durante lançamento do Setembro Amarelo em Adamantina (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Ações são voltadas para promoção a vida, envolvendo Judiciário, Ministério Público, Prefeituras, Polícias Civil e Militar, UniFAI, igrejas, entidades e comunidade

Foi lançada nesta quinta-feira (23), em Adamantina, a terceira edição da Campanha Setembro Amarelo, encabeçada pelo Poder Judiciário local. Com ações de promoção a vida, a cada ano o movimento cria uma proposta diferente na perspectiva de alcançar toda a comunidade nas suas dúvidas existenciais.

Neste ano o objetivo é instrumentalizar famílias e educadores para lidar positivamente com questões que desencadeiam doenças mentais em crianças e adolescentes e que constantemente os desfechos se resumem em aquisição de vícios, hábitos negativos, vazio existencial, comportamento agressivo, inabilidade social, isolamento emocional e suicídio.

“A ampla divulgação de informações tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. É mito a ideia de que falar sobre suicídio aumenta o risco para o mesmo, muito pelo contrário falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos lhe trazem. Assim a maior estratégia constatada é a sensibilização de toda sociedade. Podemos ser uma grande rede vigilante e conectada que promova uma escuta ao outro, que acolha o sofrimento quebrando preconceitos e medos”, destacou a Juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, que está à frente da Campanha.

O Juiz da 2ª Vara da Comarca de Adamantina, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, também enfatizou a importância da mobilização em âmbito local. “A Campanha Setembro Amarelo é uma ação mundial. Apesar de o mundo estar cada vez mais globalizado, se tem a consciência que as mudanças começam localmente. Primeiro transformamos a nossa realidade em busca de um mundo melhor”, pontuou.

Novamente este ano o movimento que fala de vida conta com diversos apoiares, que tiveram presentes no lançamento das atividades: Ministério Público do Estado de São Paulo, Polícias Civil e Militar, Prefeituras de Adamantina e Mariápolis, UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Ânima Consultoria, Igreja Católica, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), PAI Nosso Lar (Polo de Atividades Integradas), SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), entidades assistências da cidade, empresários e comunidade.

“Agradeço a presença de todos que estiveram conosco participando de forma ativa, na construção de um mundo melhor trazendo esperança e apoio à quem precisa”, agradeceu Dra. Ruth.

Setembro Amarelo   Dra Ruth

PROGRAMAÇÃO
Nesta semana teve início às orientações em escolas visando o desenvolvimento das atividades alusivas a Campanha, que serão focadas no mês de setembro.

Para a abertura da programação, na primeira semana de setembro, está agendada apresentação do projeto Camerata Jovem Beethoven, de São José do Rio Preto. Na mesma oportunidade as ações receberão as benções do bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini.

Ainda, na primeira semana, acontecerá palestra com tema: ‘Suicídio infanto-juvenil: uma epidemia mundial’, conduzida pela Dra. Sheila Cavalcante Caetano.

No dia 10, a Campanha realizará a premiação do 3º Concurso de Desenhos e Frases, no Salão Nobre do Fórum de Adamantina, às 19h. No dia seguinte, 11 de setembro, haverá palestra no Anfiteatro da Biblioteca, a partir das 19h, com a Denise Alves Freire sobre: ‘O mundo cibernético no desenvolvimento infanto-juvenil’.

Na última semana do Setembro Amarelo haverá palestra com a dra. Michelle Medeiros Lima Salione sobre ‘O equilíbrio das emoções e a saúde mental’. Acontecerá também uma roda de conversa sobre sexualidade e adolescência com Dra. Luciana Martos Grion Valente. E, finalizando a Campanha, o padre Rui Rodrigues encabeça uma ‘Caminhada para Luz da Vida’ pelas ruas da cidade.

Setembro Amarelo   2

Siga Mais

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia