O Centro Universitário de Adamantina conta com um importante instrumento no seu compromisso com a educação e a pesquisa científica: o Laboratório de Geologia e Paleontologia. Este espaço, cuidadosamente remodelado e reorganizado pelo físico Prof. Me. Paulo Sérgio Fiorato, representa a culminação de uma vida inteira de paixão e dedicação ao estudo das rochas e fósseis.
O local conta com uma coleção vasta e diversificada de amostras divididas como rochas sedimentares, magmáticas, metamórficas e fósseis. Um destaque curioso do acervo é um pequeno meteorito de aproximadamente 25 gramas, encontrado entre o material.
O trabalho no laboratório foi realizado com um espírito colaborativo que impressionou Paulo. Desde os colaboradores da limpeza até a direção da instituição, todos se empenharam em dar o seu melhor. “Não fizeram apenas o que podiam, todos, sem exceção, fizeram além… Essa equipe do ‘fazer mais’, do ‘ir além’ é quem deu ao trabalho um resultado de excelência”, elogia.
Entre os nomes que Paulo faz questão de destacar na dedicação do projeto, estão a Pró-Reitora de Ensino, Prof.ª Dra. Fulvia Veronez, Diretora de Comunicação Jesana Lima, coordenador do curso de Agronomia Prof. Dr. José Carlos Cavichiolli, Sr. Flávio, Rodrigo, Ney, Andrey, Nathalia, Adriano, Ricardo, Marcos e Micaela, além dos amigos M. Valentin, Tony Barros, Helder, Vini, Vitor, G. Bolis e dos filhos Rafa, Renan, Duda e Matheus Fiorato.
O Laboratório de Geologia, que fica no Bloco IV do Câmpus II, é utilizado nos cursos de Agronomia e Engenharia Civil e também está aberto aos estudantes do ensino fundamental e médio, mediante solicitação para a Pró-Reitoria de Extensão.
Por Jéssica Nakadaira