10 de abril de 2024

Jogos Universitários 2024 prometem animar comunidade acadêmica no fim de abril

Jogos Universitários 2024 prometem animar comunidade acadêmica no fim de abril
Corrida 5k está agendada para 28 de abril de manhã; e os jogos para os dias 29 e 30, e 2 a 4 de maio

Em menos de um mês, o entusiasmo e a animação da comunidade acadêmica do Centro Universitário de Adamantina vão tomar conta das dependências do Câmpus III (Av. Marechal Castelo Branco, 660) com a realização dos Jogos Universitários 2024.

Agendada para iniciar em 28 de abril (domingo), com a Corrida 5K pela manhã, e se encerrar em 4 de maio, esta edição contará com a ampliação de modalidades esportivas e o retorno dos jogos eletrônicos.

Organizados pela pró-reitoria de Extensão (PROEXT), com parceria das atléticas dos cursos, os jogos serão transmitidos via Youtube da @unifaiadamantina, a partir das 19h30.

“A organização desta edição tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pela PROEXT, sob o comando da nossa pró-reitora Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli, e com a participação importantíssima dos professores, Dra. Mayara Moura e Me. João Paulo Gelamos, coordenadores dos projetos das áreas de Biológicas e Saúde e Exatas e Agrárias, respectivamente”, destaca o Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini, coordenador de Projetos de Extensão da Área de Humanas.

Lourencini conta que a equipe mantém um diálogo aberto e frequente com todas as atléticas, “grandes parceiras” da PROEXT e que “representam a voz” de alunos e alunas, “indicando caminhos para que os Jogos Universitários de 2024 sejam ainda melhores”.

“Os jogos universitários deste ano vêm com um brilho diferente, novas modalidades, uma abertura inovadora e a mesma energia contagiante que o esporte sempre proporcionou entre os estudantes e colaboradores da FAI. Toda a equipe da PROEXT tem trabalhado com muito afinco e amor para que tenhamos os melhores jogos universitários em 2024!”, afirma a pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli.

Modalidades

Na edição 2024, os Jogos Universitários contarão com as seguintes modalidades individuais e coletivas, divididas nas categorias masculino e feminino: futebol society; futsal; handebol; voleibol; basquete; tênis de mesa; natação – individual, revezamento; atletismo 100 metros, 400 metros, 1.200 metros, arremesso de peso, salto em distância, revezamento 4×100 metros; jiu-jítsu; damas; xadrez; jogos eletrônicos; e corrida de rua.

A corrida de rua de cinco quilômetros será dividida por categorias de idade de 5 em 5 anos. A caminhada e o ciclismo serão destinados à comunidade para fins de promoção da saúde.

“A corrida de rua já é uma tradição do JUFAI e, sem dúvida, a modalidade mais democrática dos jogos. Nesta edição, procuramos dar maior ênfase à corrida, agendando sua realização em um domingo pela manhã, que é o dia em que provas desta natureza são realizadas em todo o mundo. Assim, procuramos agregar uma participação mais efetiva de toda comunidade FAI e, também, dos apaixonados por corrida de rua em Adamantina e toda região”, explica Lourencini.

As inscrições para as modalidades dos jogos estarão disponíveis a partir da próxima semana em ‌fai.com.br/junifai.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia