A 53 ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior já começou. Apesar de não contar com times nem cidade-sede novamente, o Oeste Paulista está representado por, pelo menos, 11 jogadores de oito cidades diferentes (a lista pode ser atualizada). A maior parte deles, inclusive, estreou nesta primeira rodada da fase de grupos.
De Adamantina. O goleiro César, de 19 anos e 1,95m, vestiu a camisa 1 e ajudou o Flamengo-SP vencer o rival Guarulhos, na Grande São Paulo, por 1 a 0. Além de passagens pela base da região, no Osvaldo Cruz e Grêmio Prudente, o Diário do Oeste, jornal de sua cidade natal, menciona períodos em times tradicionais do país: Palmeiras, Bahia, Audax-SP e uma estada na Itália.
Os desafios iniciais dos garotos tiveram experiências diversas, com vitórias, derrotas, assistência, goleiro ileso e até gol marcado. Este foi o caso de Pablo Ruan, atacante do Vitória da Conquista, que já atuou pelo Osvaldo Cruz e proporcionou histórias na Copinha de 2020. Na ocasião, o jogador foi o atleta mais jovem a jogar uma partida do torneio, batendo o recorde que pertencia a Neymar.
Desta vez, o jogador também começou com o pé direito, literalmente. Diante do Figueirense, logo aos três minutos, o atacante pegou o rebote após cobrança de falta e bateu de primeira para o fundo da rede. Assim, o camisa 11 teve papel importante na vitória por 2 a 1, pelo Grupo 15. O gol concorre ao Prêmio Dener, entre os mais bonitos da rodada.
Alegria para uns, tristeza para outros. Atuando como adversário de Pablo Ruan, estava Renan Parceli. O zagueiro veste a camisa do Figueirense e cresceu em Monte Castelo, no Oeste Paulista. Titular nesta primeira rodada, o garoto ainda enfrenta o Novorizontino e o União Suzano, buscando recuperar os pontos que não vieram diante do Vitória da Conquista.
Para Vinicius Kaue, lateral-esquerdo prudentino que atua pelo Athletico-PR, a estreia teve um gosto especial. O Furacão goleou o Picos-PI por 4 a 1, em jogo válido pelo Grupo 7, e o jovem deu assistência para o segundo gol da equipe. O defensor atua pelo clube paranaense desde 2017, quando chegou para a categoria Sub-15.
Apesar de estar atuando pelo torneio que, muitas vezes, alça atletas para as equipes profissionais, Vinicius já atuou pelo time principal do Athletico-PR, e até já balançou a rede. Em abril de 2021, no Campeonato Paranaense, o jovem abriu o placar na vitória por 2 a 0 diante do Rio Branco. Além disso, a experiência do lateral supera os limites do clube, já que coleciona convocações para as seleções de base do Brasil.
Ronaldy, de Emilianópolis, é jogador do Avaí e debutou diante do Ceilândia, em partida válida pelo Grupo 6. O meia tem passagem pelas categorias de base do Grêmio Prudente, tendo atuado pelo Carcará no Paulista Sub-15, em 2018. Sua atual equipe, porém, foi derrotada por 3 a 1, em Catanduva.
Kanté, crescido em Presidente Epitácio, joga pelo América-MG. O volante iniciou a partida diante do Retrô-PE no banco de reservas, mas recebeu oportunidade aos 25 do segundo tempo, junto com outros dois garotos que o técnico Mairon César colocou em campo. As substituições, no entanto, não modificaram o placar, que já estava 3 a 1 para o Coelho – resultado final da partida.
Reforçando a lista
O atacante Everton Cardoso, o Evinho. Também com 19 anos, ele foi o camisa do 11 do Vocem na derrota, em Assis, para a Ponte Preta (1 a 0). Saiu faltando 10 minutos. Ainda segundo o jornal, Evinho soma passagens pela base do Operário-MT e Independente de Limeira.
Em busca de espaço
Voltando a falar do Athletico-PR, outro nome do Oeste Paulista pode receber oportunidade. Apesar de não ter sido relacionado para a partida inaugural, Léo Ataíde, que também cresceu em Presidente Epitácio, está inscrito pelo Furacão. O jogador tem 19 anos e atua na lateral-direita.
Ataíde não é o único aguardando uma chance. Diretamente da maior cidade da região, o goleiro Gustavo Bernardo, nascido em 2005, veste a camisa do Tupã e também ficou de fora da relação para a primeira rodada. O time do arqueiro não teve vida fácil no pontapé inicial. Em jogo válido pelo Grupo 9, Gustavo viu os companheiros abrirem o placar, tomarem o empate dois minutos depois e, no último minuto, levarem a virada. A partida contra o Velo Clube terminou 2 a 1, portanto, para o time de Rio Claro.
O zagueiro Guilherme Ribeiro (o clube usou Gui Machado nas redes sociais), de Nantes, por sua vez, veste a camisa do Oeste. A equipe de Barueri está no Grupo 24, e venceu por 1 a 0 o Fluminense-PI. O defensor ainda tem dois jogos para tentar uma oportunidade, diante do Internacional-RS e do Rosário Central-SE.
Na noite desta quarta-feira (4), Luiz Lima, jovem de Rosana, viu sua equipe, o Porto Velho-RO, perder de 3 a 0 para o São Paulo. O garoto de 20 anos é lateral-direito da Locomotiva. Assim como Guilherme, busca espaço nos dois próximos jogos da fase de grupos, diante de CSP-PB e Marília.
Jogos da abertura que serviram como apresentação dos garotos ligados ao Oeste Paulista:
- Tupã 1×2 Velo – 03/01 – 13h
- Athletico-PR 4×1 Picos – 03/01 – 15h
- Figueirense 1×2 Vitória da Conquista – 03/01 – 15h15
- Avaí 1×3 Ceilândia – 03/01 – 20h
- Fluminense-PI 0x1 Oeste – 04/01 – 15h
- São Paulo 3×0 Porto Velho – 04/01 – 21h45
- América-MG 3×1 Retrô – 04/01 – 15h15
- Flamengo-SP 1 x 0 Guarulhos – 03/01 – 13h
- Vocem 0 x 1 Ponte Preta – 04/01 – 13h
Fonte: G1