A atleta adamantinense Izabela Rodrigues da Silva foi o destaque brasileiro na terceira etapa do Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, disputada na manhã deste sábado (29), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.
Segundo o site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ela conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco, com a marca de 61.26 m, e como líder do Ranking Sul-Americano de 2023 (62,68 m), assegurou a sua qualificação para o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto.
Finalista olímpica em Tóquio-2021, Izabela comentou a qualificação. “Estou classificada pelo Ranking por Pontos para o Mundial”, explicou a atleta adamantinense de 27 anos, conforme publicado no site da CBAt. “Vou me concentrar mais ainda nos treinamentos e corrigir alguns problemas técnicos no giro do lançamento”, afirmou Izabela, que se prepara em São Caetano do Sul (SP), com o professor João Paulo Alves da Cunha.
Ainda de acordo com o site da CBAt, a conquista deste sábado foi a segunda da atleta adamantinense em Campeonatos Sul-Americanos. Ela já havia vencido em 2021, em Guayaquil, no Equador. Entre os principais títulos da lançadora está a medalha de ouro conquistada no Mundial Sub-20 de Eugene, nos Estados Unidos, em 2014.
Após a terceira etapa da competição, o Brasil lidera a classificação por pontos no geral, masculino e feminino. A seleção brasileira soma 121 pontos no geral, 70 no masculino e 51 no feminino, seguida da Colômbia (62), e do Chile (59). Essa classificação define os campeões do evento, que termina neste domingo (30). O Brasil lidera também o quadro de medalhas, com 11 pódios, sendo quatro de ouros, cinco de pratas e uma de bronze.
O Sul-Americano, que tem a participação de 379 atletas de todos os 13 países do continente – Argentina, Bolívia, Brasil. Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Mais informações, como resultados completos, sobre o importante evento, clique aqui.
Fonte: Siga Mais