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Instalação de torres na região causam preocupação na população

Torre sendo erguida no acesso ao bairro Tucuruvi, em Adamantina. (Foto: Life FM)

 

Por: Mayra Ferrari

 

 

O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (15), a assinatura do contrato de concessão para a operação do Lote PiPa (Piracicaba – Panorama) entre a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a concessionária Eixo SP.

 

As rodovias SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand) fazem parte do pacote de concessão, que prevê a instalação de quatro praças de pedágios no trecho da Nova Alta Paulista.

 

A instalação das três torres na região (Adamantina, Irapuru e Martinópolis) para a comunicação interna das praças de pedágio preocupou a população que procurou a redação da Rádio Life FM para mais informações.

 

Uma das torres foi erguida às margens da SP-294, altura do bairro Tucuruvi, em Adamantina e o receio da população está relacionado ao perigo que pode trazer a instalação de uma torre que não possui o recuo necessário pra dentro dos terrenos que margeiam as rodovias.

 

As três torres fogem dos padrões de instalação e segurança das demais torres de celular e comunicação em geral e estão muito próximas ao acostamento. O que aumenta a probabilidade de um acidente acontecer e a gravidade tomar proporções gigantescas.


Caso um veículo pesado se choque contra uma dessas torres, por mais que sua fundação seja forte, as hastes de aço galvanizado não suportarão tal impacto e a torre poderá cair sobre a pista causando estragos inestimáveis e ceifando vidas.

A concessão seria a primeira do país a contar com uma metodologia que tem como objetivo vias projetadas para limitar a probabilidade de acidentes, assim como minimizar a gravidade das ocorrências. Porém, as próprias torres comprometem a segurança viária.

 

A concessão de 30 anos prevê investimentos em infraestrutura no lote concedido que somam R$ 14 bilhões. O Consórcio vai desembolsar, ainda, R$ 1,1 bilhão pela outorga, a serem pagos ao Governo de SP.

 

O consórcio Infraestrutura Brasil assume a operação de 1.273 quilômetros de estradas em junho, maior malha rodoviária já licitada no Brasil, abrangendo 12 rodovias e passando por 62 municípios do estado. 

 

 

 

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