19 de março de 2021

Inscrições para processo seletivo de recenseador do IBGE terminam nesta sexta-feira; região tem 842 vagas

Inscrições para processo seletivo de recenseador do IBGE terminam nesta sexta-feira; região tem 842 vagas
Taxa de inscrição é de R$ 25,77 e os interessados devem garantir a participação pela internet até às 23h59. Provas serão realizadas em todos os municípios onde houver oportunidades.

Terminam nesta sexta-feira (19), as inscrições para concorrer a uma vaga de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas 56 cidades da região de Presidente Prudente, são 842 oportunidades.

 

No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.

 

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela lei nº 8.745/1993.

 

As inscrições devem ser feitas até às 23h59 pelo site do Cebraspe. Confira aqui a quantidade de vagas em cada município do Oeste Paulista.

 

Recenseador

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

 

No hotsite do Censo 2021, haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

 

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

 

Distribuição das vagas

As vagas do processo seletivo estão distribuídas entre 5.297 municípios de todos os estados do país. Nos municípios maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas. Essas áreas podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo.

 

Por isso, o ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.

 

Participação concomitante

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas e serão aplicadas no 25 de abril para os candidatos a recenseadores. Eles farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está no edital.

 

As provas terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas, a partir das 19h, no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos. O resultado final está previsto para 27 de maio.

 

A previsão para contratação é em julho. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia