25 de fevereiro de 2019

InovaPrudente é o primeiro Hub municipal de empreendedorismo e inovação do Brasil

InovaPrudente é o primeiro Hub municipal de empreendedorismo e inovação do Brasil

Dentre as diversas inovações que o Governo de Presidente Prudente tem realizado, a mais impactante foi a criação da Inova Prudente, criada há pouco mais de três meses, que pode ser entendida como um Centro de Empreendedorismo e Inovação, estruturado em três grandes eixos temáticos voltados para a Educação, Pesquisa e Inovação.

Trata-se de uma fundação Municipal que já existia e que foi refundada para atender à nova economia: “Originalmente criada há 25 anos, a Fundação já não atendia às necessidades de nossa comunidade, já que sua principal vocação perdeu importância com decorrer desse tempo”, explica o prefeito Nelson Bugalho, referindo-se à cadeia do couro e diversos cursos técnicos que existiam na Fundação e que perderam relevância no cenário atual. “Assim como as empresas precisam se modernizar, a Fundação foi refundada para atuar num novo cenário, o da inovação”, comemora o prefeito.

Na próxima quinta-feira (28), o espaço, onde foi criado primeiro Corworking municipal de inovação e tecnologia do Brasil, será palco também para tratar das cidades inteligentes, quando Presidente Prudente sedia o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, visando fomentar a modernização dos municípios da região. “É uma oportunidade para os gestores, principalmente da área de TI, conhecerem novas ferramentas. Entendemos também que isso é uma forma de promover o desenvolvimento regional, na medida que essas Prefeituras podem receber ajuda porque os problemas que as Prefeituras têm são comuns nas diversas áreas”, destaca o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Rogério Marcus Alessi.

Atividades – Em termos de infraestrutura, a Inova Prudente surpreende com mais de cinco mil metros quadrados à disposição de empreendedores, acadêmicos, empresários e crianças, que desfrutam de auditório (200 pessoas), anfiteatro (80 lugares), salas de aula, laboratórios de informática, de realidade virtual e aumentada, prototipagem com impressoras 3D, entre outras ações.

“A Inova é um verdadeiro ´hub´ de conexões para pessoas, projetos, empresas, academia, pesquisadores e investidores, que promove o desenvolvimento sustentável do empreendedorismo local”, define Alessi.  “Temos uma excelente formação acadêmica regional e nossa missão é oferecer condições e promover o desenvolvimento dessas pessoas para que se fixem em nossa cidade, para aqui gerar emprego e renda” fala o secretário.

Educação – A InovaPrudente atua como polo EAD (Educação à Distância) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e do Programa Municipal de Educação Infantil Integral, chamado Cidadescola, que atende cerca de 2 mil crianças de 4 a 11 anos com oficinas de robótica, realidade virtual, lego, química e artes com lixo eletrônico. Além disso, oferece dezenas de cursos e workshops de capacitação com temas ligados à tecnologia e inovação.

Pelo eixo da Pesquisa, a Inova Prudente apoia o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), monografias, dissertações e teses de pesquisa acadêmicas e empresariais, oferecendo apoio e infraestrutura para a criação do conhecimento e sua aplicação no mundo real, em favor das empresas.

Por fim, o eixo da Inovação atua como uma Incubadora e Aceleradora de startups, seja por meio do Edital de Fomento à Inovação, seja nas ações de mentoria, tutoria e capacitação de seus empreendedores.

Fórum de Cidades Digitais – Representantes de 40 municípios estão inscritos para o encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente. O objetivo, conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, é facilitar o planejamento dos municípios que buscam eficiência de gestão e melhorias nos serviços públicos através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. “Além de trazer modelos em andamento nos municípios, aproxima Prefeituras do mercado fornecedor de soluções”, ressalta.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista tem o patrocínio da 1DOC, GOVBR e Inovadora Sistemas; prata da SIMPLISS e IFTNET Telecom; bronze do Grupo Assessor, Ordem Pública, Mundo do Saber/MS+ Soluções Inteligentes e da STETNET; além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e do Hotel Rota do Pantanal.

Serviço

 

II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista

 

28 de Fevereiro, em Presidente Prudente

Local: Inova Prudente – Rod. Comendador Alberto Bonfiglioli, n° 2700

Início: 8h

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informação pelo (41)3015-6812 ou pelo [email protected]

Autor: Sharlene Sarti/Juliane Rígolo

Fonte: Rede Cidade Digital/ InovaPrudente

Compartilhe esta notícia