10 de março de 2022

Imagens e áudios sobre incidente em usina geram apreensão; Raízen explica sobre o caso, em nota

Imagens e áudios sobre incidente em usina geram apreensão; Raízen explica sobre o caso, em nota
Incidente ocorreu em Valparaíso, confirmou a Raízen. Porém, diferente das proporções divulgadas.

Na tarde desta quarta-feira (9) circulou em aplicativos de mensagens imagens e áudios sobre uma incidente ocorrido na unidade industrial sucroalcooleira da Raízen em Valparaíso (Univalem). Diferentes relatos anônimos em áudio e texto descreveram “que seria um cenário de tragédia e até mortes”, causando apreensão nos moradores da região.

A partir dos conteúdos recebidos pelo SIGA MAIS por diferentes internautas, a reportagem fez contato com a assessoria de imprensa da Raízen, que rapidamente se mobilizou para esclarecer sobre os relatos de populares.

Em nota, a empresa confirmou a ocorrência do incidente – que se deu nesta terça-feira (8) –, não causando vítimas, e cuja situação foi controlada pela equipe de brigadistas da unidade. A Raízen também ressaltou que uma das imagens divulgadas não tem relação com o caso da indústria de Valparaíso. Essa situação específica também foi verificada pelo SIGA MAIS.

Sobre o incidente desta terça-feira, a empresa esclareceu:

“A Raízen informa que, na última terça-feira (8), ocorreu um incidente em um tanque vazio que faz parte do processo industrial da unidade produtora de Valparaíso, no interior de São Paulo. Esse incidente provocou deslocamento de ar no tampo do tanque e um princípio de incêndio, rapidamente controlado pela brigada da empresa. Não houve vítimas e as causas do incidente estão sendo investigadas. A empresa reforça ainda que mantém rígidos padrões no que diz respeito à saúde e segurança de todos os funcionários e das comunidades do entorno de suas operações”.

Foto divulgada não tem relação com a unidade de Valparaíso

Uma das fotos divulgadas nos aplicativos de mensagens nesta quarta-feira retrata um incêndio em um tanque, porém a imagem não tem nenhuma relação com o caso de Valparaíso, ocorrido ontem. Após a observação ter sido feita pela Raízen, o SIGA MAIS também verificou.

A imagem divulgada, especificamente, é na verdade de um incêndio em uma usina sucroalcooleira em Nova Independência, região de Andradina, ocorrido em agosto de 2019, como mostrou o SIGA MAIS na época (reveja).

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês