24 de março de 2020

II COMSAÚDE (1.999): INÍCIO DA PARCERIA ENTRE FAI E CÁTEDRA UNESCO/METODISTA… – Sérgio Barbosa – Opinião

II COMSAÚDE (1.999): INÍCIO DA PARCERIA ENTRE FAI E CÁTEDRA UNESCO/METODISTA...  - Sérgio Barbosa - Opinião

II COMSAÚDE (1.999): INÍCIO DA PARCERIA ENTRE FAI E CÁTEDRA UNESCO/METODISTA…

Aos Professores Gilson Parisoto, Marques de Melo e Isaac Epstein (in memoriam), dedico!

Sérgio Barbosa (*)

APRESENTAÇÃO:

Neste texto, faz-se necessário escrever sobre a proposta do Artigo em meio aos desencontros deste NOVO TEMPO NOVO, ainda, considerando a importância dos fatos que ocorreram no Campus II da FAI (hoje, UNIFAI) nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 1.999…

Portanto, em Outubro deste ano, comemora-se 21 anos da realização da II COMSAÚDE-CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO E SAÚDE, ainda, o início da Parceria Acadêmica entre a FAI (Adamantina,SP) e a Cátedra UNESCO/METODISTA de Comunicação para o Desenvolvimento Regional com apoio Institucional da UMESP-Universidade Metodista de São Paulo (Rudge Ramos, SBCampo, SP)…

Destacando que tal parceria resultou na promoção e execução de 6 eventos no campus da FAI/UNIFAI entre os anos de 1.999 e 2.008, bem como, na publicação de 4 Livros em coedição entre as instituições parceiras…

Também, destaque para os professores GILSON JOÃO PARISOTO, Diretor Geral da FAI neste período, ainda, JOSÉ MARQUES DE MELO (Diretor Titular da Cátedra) e ISAAC EPSTEIN (Diretor Científico da Cátedra).

Todos os eventos promovidos e executados pela FAI em parceria com a UNESCO/METODISTA foram coordenados pelo Prof. Ms. Sérgio Barbosa…

___________________________________

(*) Jornalista diplomado e professor universitário. Desenvolve atividades Acadêmicas como Pesquisador-Colaborador da Cátedra UNESCO/METODISTA de 1.998 até 2.018.

 

II Comsaúde mobiliza comitê organizador com cerca de 60 pessoas

Equipes trabalharam intensamente nas últimas semanas que antecederam a Conferência, visando o pleno êxito em todos os aspectos; comitê reuniu professores, alunos, funcionários e estagiários da FAI

Sincronismo entre equipes foi fundamental para o sucesso do evento

Da Redação

A coordenação executiva desta II Comsaúde mobilizou quase 60 pessoas, que nos últimos dois meses trabalharam na organização da Conferência. O contingente envolvido é formado por professores, alunos, funcionários e estagiários da FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas, que sedia o evento. Para o desencadeamento das atividades de uma maneira ordenada, foi montado um cronograma e nomeados os coordenadores de cada equipe.

A equipe de informática ficou responsável pela construção e atualização da home page, além de garantir suporte na recepção através de sistema de leitor ótico de frequência. A equipe de informática também foi responsável por toda a infraestrutura na sala de imprensa da II Comsaúde, onde a equipe de comunicação desencadeou toda a cobertura e articulação com a mídia, envio de releases e atualização permanente do site da Conferência, após o fechamento de cada plenária científica (leia mais abaixo).

Foi mobilizado um grande contingente na equipe de recepção, para acolhida dos conferencistas, locomoção, embarque e desembarque em aeroportos, e encaminhamento a hotéis e restaurantes. A mesma equipe também ficou responsável pela recepção dos convidados e inscritos que participaram como ouvintes da Conferência.

Para dar suporte geral a todas as áreas, foi formada uma equipe de apoio, atendendo as demais equipes em todas suas necessidades de infraestrutura e suporte.
No comitê organizador da II Comsaúde, também foi mobilizada uma equipe de funcionários ligados à administração da FAI e professores.

Sala de Imprensa
Através de uma equipe de funcionários, estagiários do Curso de Comunicação Social da FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas e Rádio Cultura FM 101,6, emissora mantida e dirigida pela FAI, foi montada uma Sala de Imprensa para a cobertura jornalística da II COMSAÚDE – Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde, realizada de 10 e 12 novembro no campus II da instituição.

Coordenada por Acácio Rocha, a Sala de Imprensa é composta ainda pela equipe de redação formada por Danielli Morini, André Tiago Sichieri e Rodrigo Daniel Sanches, todos alunos do curso de Comunicação Social da FAI, tendo como responsável o jornalista Sérgio Barbosa, chefe do Departamento de Comunicação Social da FAI e coordenador executivo da II COMSAÚDE. Foi preparado um site para os internautas acompanharem todos os detalhes do evento, promovido pela FAI e Cátedra da UNESCO de Comunicação e Saúde para o Desenvolvimento Regional/Umesp – Universidade Metodista de São Paulo.

No site http://www.fai.com.br/unesco, podem ser acessadas informações atualizadas sobre as plenárias da II COMSAÚDE, com textos e fotos. Na elaboração da página, foi envolvida uma equipe de alunos também da FAI, responsável pela sua execução e permanente atualização: Eduardo Seiji Sato, Josenivaldo Benito e Guilherme Vaz Torres, do curso de Ciências da Computação, Sérgio Cadeso e Marcelo Yamaura, do curso de Comunicação Social.

A Sala de Imprensa foi responsável pela envio de releases para os principais veículos de comunicação do País, como jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, além da imprensa regional e local. Também foi viabilizada pela equipe da assessoria de imprensa a cobertura do evento por emissoras de televisão.

Durante os três dias da COMSAÚDE foram distribuídos o Informe COMSAÚDE, com o resumo de todas as plenárias, entrevistas, agenda, entre outras informações do evento. A II COMSAÚDE estará disponível em vídeo, que trará todas as mesas de discussão, abertura e encerramento do evento. “A disponibilização de uma sala de imprensa foi uma excelente ideia dos organizadores”, afirmou o Prof. Dr. Gerson Medeiros Bertochi, médico da família e palestrante da plenária “Mobilização Comunitária para a Saúde”.

Rádio Cultura
A abertura do evento foi transmitida ao vivo pela Rádio Cultura. Uma equipe de funcionários da emissora esteve trabalhando em toda COMSAÚDE, com flashes durante todo o evento, cobrindo todas as plenárias, e entrevistas com palestrantes e organizadores.

Comsaúde On Line
Além das informações atualizadas sobre a II Comsaúde, a página montada para a conferência contém ainda detalhes da programação do evento, informações sobre hotéis e restaurantes, transporte aéreo, rodoviário e mapa das principais rodovias que cortam a região, permitindo o acesso a Adamantina.

“A QUEM HONRA, HONRA!!!”

“Uma árvore cuja copa você não pode alcançar cresce de uma pequena semente.

Uma construção de mais de nove andares de altura começa com um punhado de terra.

Uma viagem de mil milhas se inicia com um único passo”.

(TAO 64)

Sérgio Barbosa (*)

Foram dias e dias de muita movimentação no campus I da FAI, mais precisamente na Sala 3, ao lado da Sala dos Professores e do Departamento de Pessoal, bem próximo de um aparelho de telefone para estar em conexão com o pessoal da Unesco/Umesp e afins…

A correria foi grande em todos os sentidos, o nervosismo dos desencontros nas informações e tudo mais, ao mesmo tempo, os resultados previstos pela equipe como um todo, superaram as expectativas e mostraram: seriedade, competência, compromisso e acima de tudo, vontade pessoal e coletiva para superar todos os obstáculos que apareceram durante a caminhada.

A “nossa equipe” mostrou “a cara”, romperam as barreiras do medo frente ao diferente, demonstrando, cada qual, a sua habilidade individual quando necessária, além do espírito de coletividade frente às diferenças pessoais que porventura existissem entre os membros da equipe de trabalho, “um time” montado para ser vencedor.

Os agradecimentos são necessários, ainda mais, quando registramos por meio da escrita, fica mais honesto entre as partes envolvidas, pois “palavras são palavras, nada mais do que palavras…”.

Aos alunos e alunas, estagiárias e estagiárias, funcionários e funcionárias, voluntários e voluntárias, professores e professoras, além de outras pessoas que estiveram presentes de alguma forma nesta II ComSaúde, os meus mais sinceros agradecimentos pela solidariedade na promoção, realização e execução do projeto.

É importante ressaltar o trabalho individual e coletivo das pessoas, neste momento os nomes não são registrados neste texto, pois, cada um sabe o lugar que ocupou neste evento, além do mais, todos foram importantes e merece serem destacados desta forma, o individual dever ceder lugar ao coletivo.

“Ave” Equipes: Executiva, Recepção, Apoio, Comunicação e Informática.

SebarSebar   1Sebar   2Sebar   3Sebar   4Sebar   5Sebar   6Sebar   7Sebar   8Sebar   9Sebar   10Sebar   11

__________________________________

(*) Coordenador Executivo da II Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde- ComSaúde.

Compartilhe esta notícia