4 de setembro de 2019

I Agosto Vascular da Liga Acadêmica de Cardiologia realiza ação sobre a hipertensão arterial

I Agosto Vascular da Liga Acadêmica de Cardiologia realiza ação sobre a hipertensão arterial
Foto: I Agosto Vascular da Liga Acadêmica de Cardiologia realiza ação sobre a hipertensão arterial; evento foi realizado em parceria entre a Liga, o Centro Acadêmico de Medicina e a Pró-Reitoria de Extensão da UniFAI – Foto - Arquivo Pessoal.

Evento foi realizado em parceria entre a Liga Acadêmica de Cardiologia, o Centro Acadêmico de Medicina e a Pró-Reitoria de Extensão

A Liga Acadêmica de Cardiologia de Adamantina (Lacard) e o Centro Acadêmico de Medicina Dr. César Marinho (CAMDCM), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), através dos professores orientadores e co-orientadores Prof. Dr José dos Reis Gomes Neto e Prof. Dr Bruno Ambrosio Rocha, realizaram na última semana do mês o “I Agosto Vascular”.

A ação, desenvolvida ao longo de três dias com palestras e atividades práticas em diferentes pontos da cidade, teve como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela hipertensão arterial.

Segundo os organizadores, a ideia é “buscar a compreensão da sociedade sobre prevenção, medicação e cuidados em relação à hipertensão arterial, tendo como foco a conscientização de que o tratamento é indispensável, além de possibilitar aos alunos e professores se aprofundar nos conhecimentos das áreas de saúde”.

Na quarta-feira, 28 de agosto, foi realizada a abordagem de alunos e funcionários da UniFAI, nas proximidades da cantina do Bloco I, no Câmpus II, para aferição da pressão arterial e ação de conscientização.

Na quinta, 29, foi ministrada uma palestra pela manhã, no anfiteatro do Centro de Saúde I, aos pacientes cadastrados no programa hiperdia sobre a conscientização do tratamento da hipertensão arterial. À noite, a palestra foi dada no Anfiteatro da Biblioteca Municipal.

Já no sábado, 31, cerca de 21 estudantes do 6º termo (3º ano) e do 8º termo (4º ano) fizeram uma atividade prática na praça Élio Micheloni, das 8h às 12h30. “Nosso objetivo ali foi além de avaliar, levar informação para a população, porque é nítido como os brasileiros carecem de informações tão importantes”, disse o presidente da Lacard, Vinícius Ferreira Garcia.

“Fizemos controle de pressão arterial, glicemia, circunferência abdominal, altura e, de acordo com os dados dos pacientes, fomos fazendo as orientações necessárias. Por exemplo, aos pacientes que estavam com a pressão elevada, orientamos a procurar o Ambulatório de Cardiologia”, explicou.

Segundo o pró-reitor de Extensão da UniFAI, Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, a I Agosto Vascular da Liga Acadêmica de Cardiologia foi um sucesso com a integração dos alunos com a população adamantinense.

No sábado foram feitos aproximadamente 300 atendimentos à população. “O nosso plano em conjunto com o suporte logístico da Prefeitura de Adamantina é, em breve, promover ações mensais ou bimestrais das diversas áreas da saúde, através das suas respectivas ligas. Agora em agosto fizemos com a liga de Cardiologia. Gostaríamos de setembro desenvolver ação da área Psiquiátrica (prevenção ao suicídio), em outubro Ginecologia e Obstetrícia e em novembro prevenção ao câncer de próstata, entre outras”, revelou o pró-reitor.

 

Por Daniel Torres
Colaborou: Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira

Compartilhe esta notícia