8 de fevereiro de 2021

Hospital Regional do Câncer realiza procedimento inédito com a retirada de dois tumores distintos na mesma cirurgia

Hospital Regional do Câncer realiza procedimento inédito com a retirada de dois tumores distintos na mesma cirurgia
Intervenção foi feita em uma paciente que estava com um câncer de mama e descobriu uma metástase no fígado, em Presidente Prudente.

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) realizou um procedimento inédito por meio da união entre os departamentos de Ginecologia e Mastologia e de Cirurgia do Aparelho Digestivo, com o apoio da Oncologia Clínica.

 

Tratou-se da retirada de dois tumores distintos de uma paciente que estava com um câncer de mama e descobriu uma metástase no fígado.

 

Portanto, para garantir a melhora da paciente, os departamentos optaram por realizar as duas cirurgias no mesmo ato anestésico, ou seja, trabalhar a retirada dos dois tumores na mesma cirurgia.

 

Os cirurgiões responsáveis pelo procedimento foram Geraldo Siqueira e Rafael Mello (cirurgia do aparelho digestivo) e Rafael Sá e Raquel Voh Ah Rodrigues (mastologia) acompanhados de uma equipe multidisciplinar.

 

Segundo o mastologista Rafael Sá, as vantagens de uma terapia cirúrgica em conjunto são muitas.

 

“A otimização cirúrgica, ou seja, a paciente faz apenas um procedimento e recebe apenas uma anestesia geral. Temos a vantagem de a paciente utilizar menos quimioterápicos, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento e reduzindo os custos para a instituição, além de aumentar o prognóstico dessa paciente”, explicou o mastologista.

 

De acordo com o hospital , foi utilizado também o protocolo da verde indocianina, que permite a visualização da drenagem linfática em tempo real, trazendo menor risco de alergia e de a mama ficar corada definitivamente e possui um menor tempo cirúrgico.

 

Para o cirurgião hepatobiliopancreático, Rafael Mello, esse procedimento só foi realizado em razão da interligação entre os departamentos que visa cuidar dos pacientes com a maior qualidade possível.

 

“Dessa forma, nós realizamos os dois procedimentos, em um só ato anestésico, no mesmo dia, tentando beneficiar ao máximo a paciente e obter o melhor resultado de tratamento oncológico possível”, finalizou Mello.

Fonte: G1

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês