29 de outubro de 2020

Hospital Regional do Câncer realiza 1ª cirurgia com auxílio de impressão 3D em Presidente Prudente

Hospital Regional do Câncer realiza 1ª cirurgia com auxílio de impressão 3D em Presidente Prudente
Procedimento foi feito para a reconstrução da mandíbula de um paciente que estava com um defeito segmentar após ressecção de lesão neoplásica e radioterapia.

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) realizou nesta quarta-feira (28) a primeira cirurgia com o auxílio da impressão 3D. O procedimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar e contou com o auxílio da impressão 3D para a reconstrução da mandíbula do paciente.

A equipe atuante no primeiro procedimento foi: Thiago Freire Lima, cirurgião bucomaxilofacial, Diogo Gonçalves Ribeiro, coordenador do Departamento de Cabeça e Pescoço do HRCPP, Caio Cerávolo Lemos, onco-ortopedista, e João Lameu, anestesista.

Segundo o médico Thiago Freire Lima, trata-se de um procedimento focado na reabilitação dos pacientes oncológicos.

“O procedimento foi realizado em um paciente que estava com um defeito segmentar na mandíbula após ressecção de lesão neoplásica e radioterapia. Então, foi gerado o biomodelo 3D da própria mandíbula do paciente, a partir de uma tomografia, permitindo a realização e personalização da reconstrução inicialmente no ambiente virtual e também no biomodelo fora da boca do paciente”, explicou o cirurgião.

De acordo com o hospital, os processos de dobrar as placas de reconstrução são realizados antes de levar paciente para o centro cirúrgico. Já a adaptação do enxerto removido é realizada fora da boca, e após levado para o leito receptor junto com a placa previamente moldada no biomodelo.

Isso resulta na diminuição do tempo de anestesia, do tamanho das incisões, dos acessos cirúrgico apenas intrabucal, tempo de internação e recuperação pós-operatória.

“Esse processo pré-cirurgico traz mais segurança para a equipe e para o paciente, mais rapidez, e permite recuperação muito mais tranquila, mesmo nesses casos desafiadores. Dessa forma, podemos sedimentar ainda mais como nosso hospital está à frente no que diz respeito a inovação, e em busca constante de novas filosofias e tecnologias de tratamento para nossos pacientes”, finalizou Lima.

Img 4848 CertaImg 4879

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia