Um homem, morador em Adamantina, positivo para Covid-19, foi flagrado no último final de semana, por duas vezes, fora do isolamento social. Os registros foram no sábado (13) e domingo (14), após constatações feita por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que reconheceram o morador e acionaram a Polícia Militar.
No sábado, ele foi avistado na região do Parque do Sol e logo em seguida deixou o local. Porém, com os dados do prontuário de atendimento, foi possível localizá-lo. No dia seguinte, o mesmo morador foi visto novamente violando as medidas de isolamento social, e estaria sem máscara.
Em entrevista à uma emissora de rádio de Adamantina, o secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi, falou sobre o ocorrido. “Infelizmente temos algumas pessoas que pensam dessa forma e agem dessa forma”, disse.
Considerando o relato do secretário municipal de saúde, nas duas vezes em que o morador positivo para Covid-19 foi visto, teria violado as medidas definidas no protocolo do Ministério da Saúde, para a doença, sobretudo que obedecesse ao isolamento social.
O morador deveria cumprir as medidas de isolamento até esta quarta-feira (17), quando se encerra o período de transmissão da doença, calculado a partir da confirmação do diagnóstico. Com os dois flagrantes, o morador poderia estar transmitindo o novo coronavírus, expondo outras pessoas ao risco de contágio.
Agora, o caso deve ser levado pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliação da Procuradoria Geral do Município, para que seja fundamentada representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo, para as providências cabíveis.
A identificação do morador não foi divulgada.
Adamantina tem 38 casos ativos
Adamantina tem atualmente 38 casos ativos da Covid-19 em moradores locais, segundo informa o boletim epidemiológico desta terça-feira (16), divulgado pela Prefeitura local. São 1.643 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, com 1.559 moradores curados. Há o registro de 46 mortes.
Na Santa Casa de Adamantina há 17 pessoas hospitalizadas em alas de isolamento para Covid-19, das quais 9 são de adamantina. Dessas, 5 estão hospitalizadas na enfermaria e 4 na UTI. Outras 8 internações são de moradores de outras cidades, dos quais 3 estão na enfermaria e 5 na UTI.
Também há 69 testes aguardando resultado, pois os mesmos foram enviados para análise do Adolf Lutz. “No entanto, isso está acontecendo de forma temporária, pois a Secretaria de Saúde, já fez a aquisição de uma nova remessa de testes e assim que eles chegarem, os resultados voltam a ser liberados na cidade”, informa a Prefeitura.
Fonte: Siga Mais