12 de outubro de 2020

Helicóptero de pequeno porte cai em assentamento rural em Rosana

Helicóptero de pequeno porte cai em assentamento rural em Rosana
Helicóptero caiu em um assentamento, em Rosana — Foto: André Cerilo da Silva

Um helicóptero de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (11) no Assentamento Nova Pontal, em Rosana (SP). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente foi registrado por volta das 8h22 e não houve vítimas.

Com o impacto, o local pegou fogo e a aeronave ficou destruída. A área onde a aeronave caiu é formada por chácaras e matas nas proximidades.

O delegado da Polícia Civil Edmar Rogério Dias Caparroz informou ao G1 que uma testemunha viu o piloto sair da aeronave antes dela pegar fogo.

Ainda conforme o delegado, a perícia foi acionada para comparecer ao local e a Aeronáutica também foi comunicada do acidente.

O caso será registrado na delegacia do distrito de Primavera.

Integração entre polícias

Os policiais militares narraram que, por volta das 8h22, o helicóptero pousou na propriedade rural e, logo após o piloto desembarcar, começou um incêndio. As chamas consumiram por completo a aeronave, o que prejudicou a obtenção do prefixo.

Ainda em razão das chamas, equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental tiveram de atuar para conter o incêndio que consumiu também a vegetação existente no entorno.

Um homem, listado como testemunha, contou à polícia que estava em seu lote, quando ouviu um barulho característico de helicóptero. Quando saiu do imóvel, já avistou a aeronave pousada no lote vizinho, em chamas.

A testemunha também viu o piloto nas proximidades da aeronave, sem qualquer ferimento. A testemunha contou que manteve um diálogo com o homem, inclusive forneceu acesso à internet do seu lote para que essa pessoa pudesse contatar o suposto patrão.

Na ocasião, por não conhecer tal pessoa, também fez fotos do piloto. Por fim, atendendo a pedido, conduziu o homem até a região central do distrito de Primavera, deixando-o nas proximidades da Igreja Matriz, recebendo como gratificação a quantia de R$ 100.

Conforme o registro, os militares obtiveram também a informação de que o piloto teria acionado um táxi e seguido até a cidade de Bataiporã (MS) e contataram as forças de segurança daquele estado na tentativa de identificar e localizar tal pessoa.

O delegado Edmar Rogério Dias Caparroz foi cientificado dos fatos e determinou o acionamento de equipe do Instituto de Criminalística para a realização de perícia, visando, entre outros, a obtenção de sinais identificadores da aeronave, as causas do incêndio (intencional ou acidental), presença de resquícios de entorpecentes nos destroços e indicativos do plano de voo.

O Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB) também foi comunicado e concluiu pela desnecessidade de envio de equipe da Aeronáutica ao local do pouso da aeronave, principalmente pelos indicativos inicias de prática de ilícito penal pelo piloto.

Foi determinada a apreensão e transporte dos destroços da aeronave à Delegacia da Polícia Civil de Rosana.

Na continuidade das diligências, foi rastreado o uso dos táxis pelo piloto para o seu deslocamento e, aliado às características registradas na imagem fotográfica feita pela testemunha, uma equipe da Força Tática de Dourados (MS) conseguiu interceptar o piloto.

O piloto vestia as mesmas roupas no momento em que foi fotografado pela testemunha no local do fato. O homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Dourados, onde prestou depoimento e teve o celular apreendido.

Helicóptero caiu em um assentamento, em Rosana — Foto: André Cerilo da Silva

Por Gabriel Lanza e Wellington Roberto, TV Fronteira e G1 Presidente Prudente

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês