7 de abril de 2021

Grupos de estudos complementam formação dos estudantes de Direito da UniFAI

Grupos de estudos complementam  formação dos estudantes de Direito da UniFAI
Objetivo central dos grupos é aprofundar os estudos sobre os temas propostos, através de pesquisas e reflexões; seis estão em atividade atualmente

Os grupos de estudos do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), existentes desde 2016, já se tornaram tradição e exemplo de atividades extensionistas que contribuem para a formação cidadã do bacharel em Direito. Em 2021 os encontros estão sendo realizados aos sábados de manhã, na modalidade remota.

Estão em plena atividade seis grupos com os seguintes temas: Grupo de Estudos de Direito Constitucional, Grupo de Estudos de Direito Digital, Grupo de Estudos de Direito do Trabalho, Grupo de Estudos de Direitos Humanos, com enfoque no combate ao racismo, Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa e Grupo de Estudos sobre a violência contra a mulher, com enfoque na violência doméstica e familiar.

Os grupos são organizados pelo Núcleo de Cidadania e Ação Social do curso de Direito (UniFAI Cidadã), supervisionado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo, e contam com a participação do Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini e apoio do Prof. Me. Igor Terraz Pinto, coordenador do curso.

O Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa é realizado em parceria com o juiz da Infância e da Juventude da Comarca de Adamantina, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato. O Grupo de Estudos sobre a violência contra a mulher conta com as parcerias da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Adamantina, representada pelas advogadas Renata Angélica Mozzini Silva Pinto e Tânia Regina Corveloni, e da Comissão de Cidadania e Ação Social da OAB de Adamantina, representada pelas advogadas Ana Carolina Parra Lobo, Márcia Regina Balsanini Fadel, Nádia Regina Mendes Leocádio e Roseli Lozano Godoy.

O objetivo central dos grupos é aprofundar os estudos sobre os temas propostos, através de pesquisas e reflexões. As matérias tratadas devem ser abordadas em trabalhos para os Congressos Científicos (CIC) e/ou artigos científicos publicados para acesso do corpo docente e discente da UniFAI, bem como da comunidade em geral. Os resultados também podem ser sistematizados para elaboração de material de conscientização da sociedade sobre os temas.

“Abrimos as inscrições para os grupos de estudos em 2021 e fomos surpreendidos positivamente com o entusiasmo dos alunos, tivemos inclusive que ampliar a quantidade de vagas inicialmente disponibilizadas, pois temos 130 alunos participando. Certamente as atividades contribuem para a formação jurídica conectada com a realidade social, bem como para a produção acadêmica do curso e para a disseminação do conhecimento sobre temas relevantes para a sociedade civil. Agradecemos a todos os envolvidos, especialmente aos alunos, aos parceiros, aos professores Igor e José Eduardo, e ao reitor Paulo Sergio [da Silva] pelo apoio ao curso de Direito”, registrou Fernanda Butarelo.

A inscrição dos alunos é gratuita e a participação é certificada como horas extensionistas, conforme regulamento do curso de Direito e regulamento da Pró-Reitoria de Extensão da UniFAI.

 

Fonte: Daniel Torres / Colaborou:Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês