20 de novembro de 2019

Grupo de Capoeira Estrela da Barra comemora o mês nacional da Consciência Negra em Adamantina

Grupo de Capoeira Estrela da Barra comemora o mês nacional da Consciência Negra em Adamantina

Neste sábado, 23 de novembro, a partir das 16h15min, no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Adamantina, o Grupo de Capoeira Estrela da Barra estará comemorando com um concorrido batizado (troca de cordões dos alunos) o mês da Consciência Negra.

No evento, aberto para a comunidade adamantinense, terá a presença de vários grupos de capoeira de outras regiões do estado, o que reforça a união entre os adeptos dessa cultura e reafirma que ela nasceu mesmo como forma de resistência à exclusão social, ao preconceito e ao racismo.

Seguindo essa lógica, pode-se afirmar que é louvável o trabalho que o Grupo Estrela da Barra tem feito na periferia da cidade, sobretudo nos bairros Jardim Adamantina, Jardim Bela Vista, Jardim Brasil e Jardim Paulista. Pois, além dos fundamentos físicos dessa nobre cultura, Mestra Sara e professora Suelen ensina aos seus alunos o verdadeiro significado da palavra cidadania. Autoestima, respeito, dignidade e disciplina fazem parte da metodologia aplicada por elas nas aulas de capoeira.

Com isso, o trabalho da incansável dupla está sendo amplamente reconhecido na região, principalmente pelos resultados positivos alcançados na singela parte relacionada às crianças especiais praticantes de capoeira.

Por conta desse reconhecimento, neste ano os integrantes do Grupo Estrela da Barra participaram de vários eventos representando Adamantina, como podemos ver no relatório a seguir.

ATIVIDADES REALIZADAS DE MARÇO A SETEMBRO: 9 de março – vivência de capoeira e capoterapia em Presidente Prudente, 5 de junho – vivência e batizado em Bauru, 14 de julho – aulão na inauguração da pista de skate do Jardim Primavera, 3 de agosto – campeonato de capoeira em Bastos (2° e 3° lugares na categoria infantil), 18 de agosto – batizado de capoeira em Presidente Prudente (Mestre Zumbi), 24 de agosto – batizado de capoeira em Presidente Prudente (Grupo Aroeira/Mestre Jack), 29 de agosto – apresentação na UniFai para delegações estrangeiras participantes do Projeto Euroclima), 7 de setembro – participação do desfile cívico em Adamantina, 22 de setembro – amostra cultural em Adamantina, 29 de setembro – batizado em Adamantina.

ATIVIDADES REALIZADAS EM OUTUBRO E NOVEMBRO: 12 de outubro – campeonato em Caiuá (1° lugar com crianças especiais, e 2° e 3° lugares no infantil feminino), 13 de setembro – curso de capoeira benguela e contemporânea em Bataguassu/MS, 19 de outubro – abertura das festividades do aniversário de Flórida Paulista, 21 de outubro – campeonato em Pracinha (3° lugar infantil feminino e 3° e 4° lugares infantil masculino), 9 de novembro – batizado em Pirapozinho e 16 de novembro – batizado e campeonato em Presidente Prudente (3° lugares no feminino e masculino adulto).

O Grupo de Capoeira Estrela da Barra, reafirma o convite para o evento a ser realizado no sábado, agradece o apoio recebido da Prefeitura de Adamantina e, mais uma vez, lembra que a capoeira é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Capoeira 1Capoeira

AdamantinaNET

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês