O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (30) que a região de Presidente Prudente permanece na fase amarela do Plano São Paulo, que permite a retomada gradual do funcionamento de atividades econômicas como forma de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A continuidade na fase amarela significa que a região de Presidente Prudente não conseguiu evoluir para a etapa verde do Plano São Paulo, mas também não regrediu para o patamar de cor laranja.
Segundo o governo do Estado, as regiões paulistas que estavam na fase verde foram rebaixadas nesta segunda-feira (30) para a etapa amarela em razão dos aumentos de casos de Covid-19 e de internações de pacientes vítimas da doença.
As classificações do Plano São são divididas em cinco fases:
- Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo
- Fase 2 – Laranja: Controle
- Fase 3 – Amarela: Flexibilização
- Fase 4 – Verde: Abertura parcial
- Fase 5 – Azul: Normal controlado
Os 56 municípios do Oeste Paulista estão divididos entre os departamentos regionais de Saúde (DRSs) de Marília e de Presidente Prudente.
Quando começaram as atualizações do Plano São Paulo, em 27 de maio, os 44 municípios vinculados ao DRS de Presidente Prudente estavam classificados na fase amarela. Depois, em 10 de junho, regrediram para a fase vermelha, na qual permaneceram até 10 de julho, quando subiram para a etapa laranja. Esta região continuou estagnada, sem evolução ou decréscimo, na fase laranja, até conseguir passar para a etapa amarela no dia 4 de setembro.
Já os 12 municípios atrelados ao DRS de Marília começaram, em 27 de maio, na fase laranja. Em 19 de junho, decaíram para a fase vermelha. Em 10 de julho, subiram para a fase laranja, na qual ficaram até a atualização feita em 7 de agosto, quando evoluíram pela primeira vez para a etapa amarela. No dia 21 de agosto, voltaram a regredir para a fase laranja, na qual permaneceram até o dia 4 de setembro, quando retornaram para a etapa amarela.
Fonte: G1