Rádio Life FM

Golpe pelo whatsapp: Apresentadora de Adamantina é vitima

Os golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns, frequentemente recebemos informações que pessoas da nossa lista de contatos tiveram seu número clonado e de posse de nome, fotos e informações pessoais começam a ligar para parentes e pedir dinheiro.

A apresentadora do Jornal do Meio Dia da Rádio, Lucia Prado teve essa triste e desagradável experiência no início da tarde desta terça 30 de novembro.

O golpe foi descoberto depois que seu pai ligou para saber se estava tudo bem, pois o mesmo tinha recebido uma ligação de alguém com sua foto.

Após algumas horas sua irmã liga dizendo que estava recebendo um pedido de dinheiro, uma quantia de R$1500,00 através de mensagem e a foto e nome da Lucia Prado.

O que fazer quando cair no golpe do WhatsApp?

Em caso de clonagem do seu número do WhatsApp o primeiro passo é: avisar seus contatos.

Evitando assim que eles transfiram dinheiro para os golpistas.

Feito isso, tente recuperar sua conta. Para isso, entre novamente no aplicativo e confirme – somente no WhatsApp – o novo código enviado. Assim, outra pessoa que estiver usando seu WhatsApp será desconectada na hora.

Não queremos que aconteça com ninguém, vamos acrescentar algumas informações importantes.

Golpes digitais são comuns hoje em dia.

Os golpistas são atraídos pela grande quantidade de usuários e facilidade de acesso a dados pessoais e financeiros.

São considerados golpes no WhatsApp todas as ações que geram danos e riscos às pessoas, seja a partir de um link suspeito, vazamento de informações e até mesmo uso do nome da pessoa.

Existem vários tipos de golpes pelo WhatsApp. Normalmente, o objetivo é conseguir roubar o usuário, seja diretamente ou a partir da venda de informações pessoais e financeiras.

 

Conheça 3 dos principais golpes pelo WhatsApp!

 

Golpe da empresa falsa

“Olá, João! Você foi sorteado pela nossa empresa para receber um super desconto em nossos produtos! Acesse agora mesmo o link, cadastre seus dados e ganhe agora mesmo! ” Se passar por uma empresa conhecida oferecendo descontos, promoções e até mesmo anunciando que você tenha ganhado algum sorteio ou bônus.

A partir daí a pessoa entra em uma página da internet – muito parecida com a da empresa verdadeira – e coloca os dados que eles pedem.

Com isso, são pegas as informações e os criminosos têm livre acesso a contas

Golpe do código de segurança

Outro golpe que utiliza da inocência e desconhecimento das pessoas é o golpe do código de segurança.

 

Golpe do código de segurança

A pessoa recebe uma mensagem de uma empresa pedindo um código de verificação (que é recebido neste mesmo contato) e dizendo que com o envio deste código conseguirá solucionar determinado problema e até mesmo a aprovação de algum serviço.

Assim que a vítima envia este código, que é o código de seis dígitos que dá acesso ao próprio WhatsApp (aquele que usamos para autorizar o aplicativo no aparelho celular), o WhatsApp é clonado.

Assim, o criminoso consegue falar com seus contatos se passando por você – normalmente pedindo dinheiro aos seus conhecidos. O que gera dores de cabeça e até mesmo mal-entendidos.

 

Golpe do PIX

Cada dia mais utilizado, o PIX é uma das principais modalidades quando o assunto é tipos de golpes pelo WhatsApp.

O golpe do PIX pode ser considerado um “complemento” dos golpes acima: empresa falsa e WhatsApp clonado.

O PIX, transferência sem custo e feita em qualquer horário, tornou o pagamento mais rápido nestes dois casos. Este tipo de golpe também tem características próprias.

Muitas vítimas recebem mensagens de pessoas dizendo que erraram a conta ao fazer um PIX agendado. Sendo a conta da vítima o destino do depósito.

O golpista pede o valor que ele “agendou” e se a vítima transferir, perde o dinheiro.

Da redação Radio Life Fm.

Sair da versão mobile