Funcionários do Banco do Brasil em Presidente Prudente aderiram nesta sexta-feira (29) a uma paralisação nacional pelo período de 24 horas. O protesto é realizado após o banco comunicar uma reestruturação na instituição, que prevê o fechamento de agências e o desligamento de 5 mil funcionários durante o primeiro semestre deste ano.
O presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Presidente Prudente e Região, Edimilson Trevizan, falou que essa reestruturação é o início da “privatização” do Banco do Brasil.
“O governo já declarou o desejo de privatizar a instituição e nós não queremos isso. Nós trabalhamos com os pequenos empresários, agricultores, e a privatização não vai mais nos permitir isso. O maior crédito agrícola do país é do Banco do Brasil. Uma instituição privada vai atender somente empresas grandes. O país tem de viver de crédito e o pequeno empresário tem de ter oportunidade de crescer”, declarou o sindicalista.
A paralisação, conforme o sindicalista, vai ser feita por 24 horas. A pauta é o pedido de abertura de negociações com a instituição sobre a reestruturação.
Trevizan ainda contou ao G1 que, além das demissões de funcionários e do fechamento de agências, a reestruturação ainda irá tirar a função de caixa do banco.
“Se for algo para melhor, é sempre bem-vindo, mas não é esse o caso”.
Foi solicitado um posicionamento oficial ao Banco do Brasil e a instituição respondeu por meio da seguinte nota:
“O Banco do Brasil anunciou, no último dia 11, conjunto de ações que buscam adequar a rede de agências ao aumento do comportamento digital de seus clientes e à necessidade de ampliar o atendimento especializado, especialmente o voltado ao agronegócio, que contará com mais 14 agências exclusivas e novos 276 gerentes de atendimento dedicados. As ações também buscam aumentar a eficiência nas atividades da empresa, garantindo a sustentabilidade dos negócios.
O BB possui uma das maiores de rede de atendimento no País, com 5,4 mil agências e postos de atendimento, e ampliará sua rede de correspondentes bancários, hoje com mais de 11,1 mil pontos, mantendo sua presença nos 4.883 municípios de atuação.
Os 16,5 mil pontos de atendimento físico do BB se somam ao conjunto de soluções de atendimento digital por mobile e internet banking. Desde 2016, o BB observa significativa redução nas transações em guichês de caixa (-42%), enquanto o uso do mobile praticamente dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações, junto com o internet banking.
A adesão aos programas de desligamento incentivado oferecidos pelo BB é de caráter totalmente voluntário”.
Fonte: G1