O curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina promove nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 19h30, o 1º Júri Simulado de Ética Profissional em Fisioterapia, no Auditório Miguel Reale, Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, 1.000). Participarão da atividade os alunos do 10º termo.
De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, Prof.ª Ma. Leandra Navarro Benatti, o júri simulado integra o “Projeto Informa”, resultado do acordo de cooperação técnica do curso de Fisioterapia da instituição com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (CREFITO-3), organizado pela coordenação do curso e realizado como atividade prática da disciplina de Ética e Deontologia da graduação em Fisioterapia, sob responsabilidade da Prof.ª Ma. Patrícia Ferraz Braz.
“A atividade tem todo apoio do CREFITO-3, contando com a presença e condução em todas as etapas do delegado, Dr. Selmo Mendes Elias. O júri simulado é uma estratégia de metodologia ativa que possibilita a construção do conhecimento reflexivo e crítico por meio da argumentação e do incentivo ao trabalho em equipe. Além de ser uma estratégia de ensino-aprendizagem desenvolvida no curso de fisioterapia, tem o objetivo de aproximar os alunos das condutas do conselho profissional, de modo que possamos formar profissionais com consciência ética e profissional”, ressalta.
Na oportunidade, os estudantes serão protagonistas na elaboração e representação da plenária do júri, a partir da análise de dois processos ético-disciplinares instaurados com a finalidade de apurar a eventual infração ética. “Toda a dinâmica será conduzida pelo delegado do CREFITO, que já esteve junto com os alunos em 4 de outubro para explicar a dinâmica e a importância da atividade”, explica.
Minicurrículo
O delegado do Crefito-3, Selmo Mendes Elias, é fisioterapeuta e farmacêutico formado pela Universidade Salesiana de Araçatuba. É graduado em Geografia pela Faculdade Birigui (FABI).
Possui especialização em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. É especialista em Psicomotricidade, neurociência e docência do ensino superior pela Faculdade Campos Elíseos de São Paulo. Tem formação completa em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em Terapia Manual pelo Instituto Fisio de Araçatuba.
Atualmente, além de delegado, é membro da Comissão de Assuntos Parlamentares e gestão e empreendedorismo do Crefito-3, coordenador de cooperações técnicas do CREFITO-3 com municípios da DRS II de Araçatuba. É presidente da Associação de Fisioterapeutas do Estado de São Paulo (Afisiesp) e atua como fisioterapeuta em unidade de terapia intensiva na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.
Por Priscila Caldeira