22 de novembro de 2019

Final do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2019 é recheada de boas ideias para um futuro sustentável e colaborativo

Final do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2019 é recheada de boas ideias para um futuro sustentável e colaborativo
Grupos vencedores com a Diretoria do Sicredi no evento de premiação.

Aplicativo para combater o desperdício de alimentos é o grande campeão do prêmio promovido pela Sicredi Centro Oeste Paulista, que teve final nesta quarta, 20, em Marília/SP

Emoção. Inovação. Esperança de um futuro cada vez melhor e cooperativo. Assim foi a final do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi, realizado em parceria com o CEU – Centro de Empreendedorismo Universitário da Unesp Bauru – que aconteceu em Marília na última quarta, 20 de novembro. O Prêmio, que busca reconhecer, capacitar, incentivar e conectar jovens a temas como cooperação, cidadania e inovação, além contemplar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, trouxe ideias diferentes nos projetos finalistas e ainda um olhar para o futuro pensando, além de ideias inovadores, em como aplicá-las em nossas comunidades e cidades.

O grande campeão foi o projeto Despensa, da cidade de Bauru, que trouxe uma proposta simples, de uma forma diferente e que pode colaborar, e muito, para um futuro mais sustentável. “Buscamos uma solução para o descarte excessivo de alimentos no ambiente doméstico, ou seja, promover um aproveitamento maior dos alimentos que estão nas casas das pessoas, para que eles sejam consumidos antes de estragarem. Assim, geramos menor quantidade de lixo, inclusive.

O aplicativo também compartilha conhecimentos sobre alimentos pouco comuns ou que contenham partes consideradas “lixo” por muitas pessoas”, conta Giovanni Biondi, líder do grupo. O Aplicativo para smartphone levou o prêmio principal e, além dos 8 mil reais em dinheiro, toda a mentoria do CEU da Unesp para iniciar o projeto.

Já o segundo e terceiro lugares levaram, além da mentoria da liga unespiana, 4 mil e 3 mil reais em dinheiro, respectivamente, e os projetos eleitos tratam de reciclagem de resíduos, bem como inclusão social por meio da atividade laboral. “O nosso projeto trabalha a logística reversa, conectando os grandes geradores de resíduos às cooperativas de reciclagem, pois, as empresas são responsáveis por tudo o que produzem, inclusive os resíduos, e garantir que isso esteja voltando para a cadeia produtiva e não esteja indo para um lixão ou sendo descartado indevidamente”, conta Letícia de Mattos Mazaro, do projeto Trilhos, de Bauru, que ficou na segunda colocação.

Juliana Sampar, do projeto Ubiraci, que trabalha com comunidades terapêuticas de dependentes químicos em reabilitação, também comentou sobre a importância do projeto para a comunidade. “O Ubiraci traz autoconfiança e ocupação do tempo para os reabilitandos. Quando passam muito tempo sem ocupar a mente, eles começam a pensar em coisas negativas relacionadas aos vícios e o projeto ocupa-os de forma que se sentem capazes a sair, conseguir um emprego e trabalhar com marcenaria ou qualquer outra coisa. Esse é o maior benefício para a comunidade”.

Além dos projetos premiados, outros 5 finalistas subiram ainda mais o nível da disputa. Conexão 2.1, de Adamantina, trata da criação e produção de cadernos ilustrados com temas a Alta Paulista. Já os projetos Club Green Ecoturismo e Sabor Salutar, de Tupã, trazem temas como turismo ecológico e de conscientização e propostas de alimentação saudável e com significativo custo X benefício, respectivamente. Já os bauruenses Canal auditivo e Projeto Brazuca conectam-se com temas como a saúde auditiva, projetos sociais e voluntariado.

Como parte da cerimônia, o Ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, trouxe uma reflexão sobre como as ideias inovadoras podem transformar as cidades e comunidades com seus grandes desafios e, mais do que isso, quem está olhando para o futuro através dessas ideias. “Quem sabe o que vem pela frente é a criatividade dos jovens. O que o Sicredi Centro Oeste Paulista está fazendo é estimular os jovens a pensar, desenvolver e criar novos negócios, mas, focados nos ODS, que são os grandes desafios da humanidade, a agenda 2030 da ONU e isso, realmente, é transformador.”, comentou o palestrante, que ainda mandou um recado aos jovens: “Preste atenção você que é criativo, você que tem boas ideias, acompanhe a evolução desse processo e participe, no ano que vem, de um programa ainda maior e mais transformador, envolvendo jovens inovadores para construir um mundo melhor”.

Para o Sicredi, o prêmio faz ter ainda mais certeza de que a cooperativa está no caminho certo, olhando para o futuro, os jovens e as ideias inovadoras, como fala Ildo Wilde, Diretor executivo. “Quando vemos tantas boas ideias surgindo assim, e todas com um potencial de transformar as comunidades onde esses jovens estão, nós nos sentimos ainda mais confiantes em continuar nosso caminho; incentivando, apoiando e acreditando neles, porque muito do que eles precisam é isso, alguém que realmente acredite neles”. “É importante olhar sempre para o futuro e esses jovens são o futuro.

As pessoas precisam entender que são ideias como as deles que constroem um amanhã com oportunidades e cheio de vida”, comenta João Alberto Salvi, presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, e complementa: “Hoje, no encerramento deste prêmio, refletimos sobre tantas soluções sustentáveis e viáveis que surgiram e já começamos a pensar no Jovens Inovadores 2020. Não conseguimos nem imaginar quantas boas ideias estão por vir, mas temos convicção que serão cada vez melhores. Isso é inovação. Isso é Sicredi.”.

O regulamento completo do prêmio, a lista dos projetos finalistas e os grandes vencedores estão disponíveis no site https://jovensinovadoressicredi.com.br/.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). Na região, a cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista possui 13 agências em uma área de atuação com 84 municípios e mais de 26 mil associados.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sicredi   Trofés (1)Sicredi   Trofés (2)Sicredi   Trofés (3)Sicredi   DAESQU~1Sicredi   DRJOOA~1Sicredi   Grupo Despensa, 1º ColocadoSicredi   Grupo Trilhos, 2º ColocadoSicredi   Grupo Ubiraci, 3º ColocadoSicredi   Grupos Vencedores Com A Diretoria Do Sicredi

Informações – assessoria de Imprensa – Sicredi

Compartilhe esta notícia