Rádio Life FM

Fase emergencial da quarentena entra em vigor em todo o estado de SP a partir desta segunda; veja o que muda

Governo instituiu toque de recolher das 20h às 5h e excluiu serviços da lista de essenciais. Medidas devem permanecer até 30 de março. Na rede estadual, recessos de abril e outubro foram antecipados e escolas ficam abertas apenas para oferta de merenda.

A fase emergencial, que prevê regras mais rígidas do que a fase vermelha da quarentena, entrou em vigor nesta segunda-feira (15) em todo o estado de São Paulo e deve permanecer até o dia 30 de março.

 

Pela nova regra, haverá “toque de recolher” entre 20h e 5h, indicando que as pessoas permaneçam em casa no período. A medida é similar a que já estava em vigor, mas inicialmente denominada “toque de restrição”.

 

O governo do estado afirma, porém, que a mudança não é apenas simbólica: irá intensificar a fiscalização do tráfego, com aumento de operações da Polícia Militar nas ruas e a possibilidade de interpelar as pessoas nas ruas e orientar a voltarem para casa.

Na fase emergencial ficam suspensas celebrações religiosas e esportivas coletivas, e uso de praias e parques. Alguns setores e serviços, que tinham autorização para funcionar durante a fase vermelha, foram proibidos de operar até o final do mês, como lojas de materiais de construção e a retirada presencial de mercadorias e alimentos nas lojas.

 

Para as empresas foi determinado o home office para as atividades administrativas dos setores não essenciais, e o governo recomendou o escalonamento do início do expediente para diminuir aglomerações no transporte público.

 

A expectativa é de elevar o índice de isolamento social para mais de 50%, com a remoção temporária de 4 milhões de pessoas de circulação nas cidades.

 

O que pode funcionar na fase vermelha emergencial

O que não pode funcionar na fase vermelha emergencial:

Veja, abaixo, que muda com a fase emergencial:

Novas restrições

Novas recomendações

 

Fonte: G1

Sair da versão mobile