30 de março de 2022

“FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR” (Provérbios 31,26)

“FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR” (Provérbios 31,26)

Como é oportuna esta Campanha da Fraternidade neste tempos em que estamos retornando aulas e catequese presenciais. Educação deve ser sempre investimento e nunca visto como despesa na vida de uma família, de um governo, de uma nação. Muito menos meio de corrupção e manipulação de verbas.

Educação não como condicionamento ou adestramento mas, mas meio para que a pessoa possa ir rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. É tornar a pessoa consciente, para que, se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações.  Todas as etapas da vida estamos em aprendizagem. Muito ajudará no diálogo com os outros, com o diferente, com a diversidade. Ser escutado e ser amado é fundamental.

A Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a compreender as lições sobre o ato de educar: descobrir o valor da pessoa humana e conduzir no caminho correto e da verdade .  Uma educação que leve a um humanismo integral e solidário, uma educação comprometida com novas formas de buscar o bem comum e da casa comum.

Educadores e cristãos que são comprometidos com a vida e dignidade da pessoa ajudando no protagonismo de todos.  A fé como caminho iluminado pela Palavra de Deus nunca deixará  a educação ser uma dominação de ideologias, nem manipulará as pessoas  para interesses  políticos e econômicos.

Ensinar com amor é a experiência do diálogo, da misericórdia, da partilha de saberes onde crescemos juntos como pessoas, como família e comunidade.

 

Padre Afonso Maniscalco

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês