16 de janeiro de 2026

FAI prepara corpo docente para o ano letivo de 2026 com o VI EPEDU

FAI prepara corpo docente para o ano letivo de 2026 com o VI EPEDU
Evento acontece no Campus II e conta com oficinas sobre Inteligência Artificial, reuniões estratégicas e alinhamento pedagógico

O Centro Universitário de Adamantina – FAI realiza, entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026, o VI Encontro Pedagógico de Docentes Universitários (EPEDU). O evento tem como objetivo principal reunir o corpo docente para o planejamento do novo ano letivo, promovendo a integração entre as coordenações, pró-reitorias e professores, além de discutir inovações no ensino superior.

A programação oficial terá início na quarta-feira, 4 de fevereiro, no Campus II. As atividades começam às 14h com uma reunião estratégica entre os coordenadores de curso e as Pró-Reitorias da instituição. À noite, a partir das 19h30, todos os docentes estão convidados para a Cerimônia de Abertura, que contará com palestrantes convidados para debater os desafios e perspectivas da educação universitária.

O segundo dia de evento, 5 de fevereiro, trará pautas essenciais para o desenvolvimento acadêmico. Às 14h, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) conduzirá uma reunião voltada aos docentes interessados em pesquisa, orientação e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Já no período noturno, o destaque é a tecnologia na sala de aula. Às 19h30, será realizada a oficina on-line com o tema “Inteligência Artificial no Ensino Superior”, visando capacitar os professores no uso de novas ferramentas tecnológicas que estão transformando a educação.

Para o Pró-Reitor de Ensino da FAI, Prof. Dr. Estêvão Zilioli, o encontro é um momento fundamental para alinhar as diretrizes da instituição. “O VI EPEDU representa um marco de maturidade para a FAI. Como já vínhamos discutindo a Inteligência Artificial em edições anteriores, este ano o nosso foco amadureceu: não falamos apenas da tecnologia pela tecnologia, mas de como ela potencializa novas metodologias de ensino e fortalece nossos processos avaliativos. Nossa expectativa é que os docentes aproveitem para consolidar estratégias que reflitam na qualidade acadêmica, preparando nossos alunos para desafios como o ENADE e outras avaliações externas. Queremos que nossos professores se apropriem dessas ferramentas para transformar a sala de aula em um ambiente de inovação real, garantindo que a nossa excelência pedagógica se traduza em resultados sólidos e em uma formação contemporânea para o estudante”.

O encerramento do VI EPEDU ocorre na sexta-feira, 6 de fevereiro, com reuniões específicas de cada curso, agendadas pelas respectivas coordenações, garantindo o planejamento focado nas particularidades de cada graduação.

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Compartilhe esta notícia