FAI participa do Inter Apaes com três cursos de graduação

Evento reuniu 150 atletas, apoiados por 50 pessoas, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo
O Centro Universitário de Adamantina participou da Seletiva Inter Apaes – Conselho Estrelas da Nova Alta Paulista com os cursos de Educação Física, Nutrição e Enfermagem, no último dia 30, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo.
Cerca de 150 atletas das Apaes de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompeia, Tupi Paulista e Dracena, apoiados por 50 pessoas, competiram na modalidade de atletismo.
A realização é da Apae Adamantina, e conta com apoio da FAI, por meio da PROEXT, com o programa de extensão do curso de Educação Física intitulado “Esporte Adaptado – Muito além de uma conquista esportiva”, coordenado pela Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi; do Programa das Olimpíadas Especiais Brasil Bauru; da Prefeitura Municipal de Adamantina; secretaria municipal de Cultura e Turismo; secretaria de Esportes, Lazer e Recreação; e secretaria de Assistência Social.
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi, o evento com a participação dos estudantes de graduação possibilitou oferecer dimensões “diferenciadas” de apoio e eficiência e que o “encantamento” deste dia teve um “brilho intenso” com a presença dos alunos da FAI.
“A educação física promove algo mais profissional junto a arbitragem, auxílio técnico, orientações e conduta, sendo um momento de aprendizado, mas de muita troca. A enfermagem, pode proporcionar atendimentos importantíssimos e ofereceu segurança a todos os atletas nessa ação. A nutrição foi fundamental para guiar uma boa alimentação durante a competição, e na escolha dos alimentos mais apropriados para o momento”, avalia a docente.
Para a educadora física da APAE Adamantina, Mariane Kamile de Paiva Zapparoli, a presença dos cursos da FAI é essencial para que o evento ocorra com suporte e excelência.
“A FAI tem uma disponibilidade muito grande em se falando de pessoas, materiais e equipamentos em todas as áreas. Isso faz com que o evento se torne completo com todo o suporte necessário para sua realização. Acredito que sem esse auxílio talvez seria um evento pequeno, no entanto, com o apoio da FAI se torna grandioso. Somos muito gratos pela FAI estar sempre ao nosso lado. Essa parceria é um sucesso”, relata Mariane.
A estudante de Educação Física, Vania Alves Ferreira Vieira, afirmou que a participação no Inter Apaes, com apoio das Olimpíadas Especiais, foi um privilégio: “Foi sensacional poder partilhar momentos de muita alegria com os atletas e aprender com eles a sonhar, superar os desafios e encarar os obstáculos com leveza. Além de ter sido um grande aprendizado para minha formação acadêmica”.
Por Priscila Caldeira, com informações de Natacha Dominato
Colaborou: Gabriela Toloi