7 de maio de 2025

FAI participa do Inter Apaes com três cursos de graduação

FAI participa do Inter Apaes com três cursos de graduação
Evento reuniu 150 atletas, apoiados por 50 pessoas, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo

O Centro Universitário de Adamantina participou da Seletiva Inter Apaes – Conselho Estrelas da Nova Alta Paulista com os cursos de Educação Física, Nutrição e Enfermagem, no último dia 30, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo.

Cerca de 150 atletas das Apaes de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompeia, Tupi Paulista e Dracena, apoiados por 50 pessoas, competiram na modalidade de atletismo.

A realização é da Apae Adamantina, e conta com apoio da FAI, por meio da PROEXT, com o programa de extensão do curso de Educação Física intitulado “Esporte Adaptado – Muito além de uma conquista esportiva”, coordenado pela Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi; do Programa das Olimpíadas Especiais Brasil Bauru; da Prefeitura Municipal de Adamantina; secretaria municipal de Cultura e Turismo; secretaria de Esportes, Lazer e Recreação; e secretaria de Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi, o evento com a participação dos estudantes de graduação possibilitou oferecer dimensões “diferenciadas” de apoio e eficiência e que o “encantamento” deste dia teve um “brilho intenso” com a presença dos alunos da FAI.

“A educação física promove algo mais profissional junto a arbitragem, auxílio técnico, orientações e conduta, sendo um momento de aprendizado, mas de muita troca. A enfermagem, pode proporcionar atendimentos importantíssimos e ofereceu segurança a todos os atletas nessa ação. A nutrição foi fundamental para guiar uma boa alimentação durante a competição, e na escolha dos alimentos mais apropriados para o momento”, avalia a docente.

Para a educadora física da APAE Adamantina, Mariane Kamile de Paiva Zapparoli, a presença dos cursos da FAI é essencial para que o evento ocorra com suporte e excelência.

“A FAI tem uma disponibilidade muito grande em se falando de pessoas, materiais e equipamentos em todas as áreas. Isso faz com que o evento se torne completo com todo o suporte necessário para sua realização.  Acredito que sem esse auxílio talvez seria um evento pequeno, no entanto, com o apoio da FAI se torna grandioso. Somos muito gratos pela FAI estar sempre ao nosso lado. Essa parceria é um sucesso”, relata Mariane.

A estudante de Educação Física, Vania Alves Ferreira Vieira, afirmou que a participação no Inter Apaes, com apoio das Olimpíadas Especiais, foi um privilégio: “Foi sensacional poder partilhar momentos de muita alegria com os atletas e aprender com eles a sonhar, superar os desafios e encarar os obstáculos com leveza. Além de ter sido um grande aprendizado para minha formação acadêmica”.

 

 

Por Priscila Caldeira, com informações de Natacha Dominato

Colaborou: Gabriela Toloi

Compartilhe esta notícia