4 de abril de 2025

FAI abre edital para seleção de projetos de iniciação científica

FAI abre edital para seleção de projetos de iniciação científica
Inscrições estão disponíveis até 1º de maio, por meio da Central Docente no site institucional

Com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de graduação, o Centro Universitário de Adamantina, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), abriu edital nº16/2025 que visa a seleção de projetos de Iniciação Científica nas modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/FAI e PIBIC/voluntário, com vigência de agosto de 2025 a julho de 2026.

As inscrições estão disponíveis até 1º de maio, por meio da Central Docente no site institucional. O edital, que faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, contempla as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Exatas, e Medicina.

Os projetos selecionados receberão incentivos financeiros, com bolsas de R$700 para alunos e horas/aula semanais para professores orientadores, nas modalidades PIBIC/CNPq e PIBIC/FAI. Além disso, a modalidade PIBIC/voluntário oferece a oportunidade de participação sem bolsa, com certificação de Iniciação Científica e horas/aula semanais para os professores.

Os projetos devem ser originais e aplicáveis local ou regionalmente, demonstrando relevância para a comunidade; cada professor orientador, docente efetivo com titulação mínima de mestre, poderá orientar até dois projetos, indicando um aluno orientado e até três alunos voluntários; os alunos interessados devem estar regularmente matriculados e não cursando o último ano de graduação em 2025, além de possuírem frequência mínima de 75% e notas médias iguais ou superiores a sete.

A classificação das propostas está prevista para 6 de junho, com possibilidade de interposição de recurso entre os dias 6 e 9 de junho.

O resultado será divulgado em 14 de junho, e a homologação do edital ocorrerá no dia seguinte.

A avaliação dos projetos será realizada em duas fases, abrangendo a análise do projeto de pesquisa e a avaliação da prova de títulos do docente orientador.

Mais informações estão disponíveis no edital nº 016/2025.

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia