30 de maio de 2026

Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

No último dia 21 , acadêmicos do 5º termo do curso de Nutrição do Centro Universitário de Adamantina – FAI realizaram uma ação especial voltada à saúde e ao bem-estar dos colaboradores da própria instituição. A atividade extensionista, intitulada “Alimentação Saudável no dia a dia” , teve como público-alvo os funcionários e funcionárias do setor de limpeza da FAI. O encontro ocorreu no Laboratório de Técnica e Dietética, localizado no Bloco IV do campus.

O objetivo principal da iniciativa foi fornecer orientações sobre alimentação saudável, buscando incentivar a adoção de hábitos alimentares que sejam ao mesmo tempo equilibrados e financeiramente acessíveis para a rotina dos trabalhadores. A ação faz parte da disciplina de Educação Nutricional I.

A metodologia adotada pelos universitários combinou momentos teóricos e práticos para garantir uma troca de experiências efetiva. Inicialmente, os colaboradores participaram de uma apresentação dialogada e expositiva. Foram abordados temas essenciais, como a organização das compras para evitar o desperdício de alimentos, a importância de prestar atenção aos sinais físicos de fome e saciedade, o fracionamento adequado das refeições e estratégias para organizar a rotina alimentar.

Na sequência, a teoria deu lugar à prática. Os participantes foram convidados a colocar a “mão na massa” diretamente nas bancadas do laboratório. Sob a orientação ativa dos acadêmicos, os funcionários aprenderam a preparar marmitas equilibradas e lanches nutritivos, que incluíram hambúrguer artesanal, patê de frango e até mesmo um bolo “fit”. Segundo o relatório da atividade, essa vivência tornou o aprendizado mais dinâmico e facilmente aplicável à realidade doméstica de cada um.

Integração e resultados

O evento foi marcado pelo grande envolvimento e entusiasmo do público. As funcionárias relataram bastante motivação com a experiência de aprendizado, revelando que já observavam a movimentação rotineira do laboratório e nutriam o desejo de participar de momentos como aquele.

O encerramento da oficina contou com a degustação de todas as preparações desenvolvidas em conjunto. Para garantir que os novos hábitos se estendam para fora do campus, a equipe distribuiu panfletos educativos contendo as receitas ensinadas e dicas de organização diária.

A ação reforça o compromisso da FAI com a sua comunidade interna, promovendo uma educação alimentar acessível e humanizada. Além de beneficiar os colaboradores, a prática extensionista contribui de forma significativa para a formação dos futuros nutricionistas, que vivenciam na prática o contato direto e a promoção da saúde.

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês