27 de novembro de 2025

Estudantes de Logística da Fatec Adamantina apresentam projetos inovadores para empresas parceiras

Estudantes de Logística da Fatec Adamantina apresentam projetos inovadores para empresas parceiras
Disciplina de Projeto Inovador reforça formação prática durante o curso
Na manhã desta terça-feira, dia 25, o Espaço Maker da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Adamantina transformou-se em um palco de ideias, marcado pela apresentação dos Projetos Inovadores dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística, na modalidade Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Os grupos de alunos exibiram soluções desenvolvidas ao longo dos dois últimos anos da graduação, em um clima que combinava responsabilidade acadêmica e espírito criativo.
O Projeto Inovador é uma disciplina estruturada em metodologia ativa, que convida os alunos a integrarem teoria e prática. Durante o seu desenvolvimento, o estudante deixa de ser apenas espectador para assumir um papel central no processo de aprendizagem. Em equipes de três a cinco integrantes, os futuros tecnólogos se aproximam da realidade de empresas parceiras, realizam diagnósticos, identificam desafios, analisam dados e, com base nisso, formulam propostas de melhorias, produtos inovadores e planos de negócio completos.
Um ponto fundamental da disciplina é a necessidade de alinhar cada projeto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), garantindo que as soluções apresentadas considerem não apenas eficiência logística, mas também impacto social, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico.
Nesta edição, as empresas que abriram suas portas aos estudantes foram Portage Confecções e Comércio, Super Sete Supermercado, Trans Rapal Transportes e Transportadora Laís. A parceria permitiu que os grupos conhecessem o cotidiano dos negócios, compreendessem seus desafios operacionais e identificassem, com precisão, oportunidades reais de intervenção.
Os resultados apresentados no Espaço Maker evidenciaram o comprometimento dos alunos, que souberam transformar observações técnicas em propostas criativas e aplicáveis.
Por Assessoria de Imprensa
Compartilhe esta notícia