20 de abril de 2022

Estudantes da Fatec Adamantina propõem a criação de moeda regional para a Nova Alta Paulista

Estudantes da Fatec Adamantina propõem a criação de moeda regional para a Nova Alta Paulista
Proposta foi apresentada em congresso internacional, com estratégia de desenvolvimento regional.

No dia 11 de abril, os graduandos do quinto termo do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina, a adamantinense Isabela Raissa Rosa Bosso (20) e Victor Hugo Silva Souza (24), pauliceiense, apresentaram no Congresso Moldo-Polo-Romeno a proposta de criação e implantação de uma moeda regional para a Nova Alta Paulista como política pública afirmativa, voltada a fortalecer cadeias curtas, promover o pertencimento regional e incentivar a comercialização e consumo de produtos regionais.

Embora a dupla de estudantes pesquise o assunto desde 2020, gestando a ideia ao longo do período de aulas remotas em função das medidas de prevenção à Covid-19, somente em janeiro de 2022 finalizaram o artigo “Moeda regional: uma alternativa de desenvolvimento à Nova Alta Paulista”.

O congresso foi organizado em parceria entre a Universidade de Estado de Tiraspol, Moldávia, a Universidade Pedagógica da Cracóvia, Polônia, e a Universidade de Craiova, Romênia. Os fatecanos participaram do evento na seção Política e Sociedade, a convite do presidente do comitê científico, o historiador moldavo Valentin Constantinov.

“Além do real, moeda oficial do país, o Brasil possui mais de cem moedas em circulação. A ideia não é de forma alguma substituir o real, mas estimular a economia local e regional, fortalecendo nossa identidade. Nosso modelo econômico tende a promover a fuga de capital das regiões mais pobres, como é o nosso caso, para regiões de maior desenvolvimento industrial. Uma moeda regional/social incentivaria o consumo interno, privilegiando sobretudo as pequenas empresas regionais e locais, a isso chamamos locavorismo”, explica o estudante Victor Hugo.

O congresso chamou a atenção da mídia europeia e esteve inclusive em canais de tevê de alguns países do velho continente. A fim de fortalecer a identidade do trabalho, os estudantes tiveram a permissão de publicar o artigo em língua portuguesa, embora a apresentação do texto tenha ocorrido em italiano e inglês. O trabalho contou com o auxílio da profª Renata Motta Chicolli Belchior e com a presença do coordenador do curso de Gestão Comercial da FATEC/Adamantina, Paulo Roberto da Silva, ao longo da explanação.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia