Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UniFAI é referência para pós-graduados
Curso busca oferecer atividades de capacitação com enfoque de especialização nas áreas das Engenharias, Agronomia e Arquitetura
Em tempo de pandemia em todas as áreas do Mercado, deve-se considerar que novas perspectivas de trabalho estão surgindo para os(as) profissionais, porém, a denominada “especialização” pode fazer a diferença por meio da qualificação acadêmica.
Portanto, toda escolha visando cursar uma Pós-Graduação deve ser feita com critérios específicos para que o(a) diplomado(a) no Ensino Superior esteja em conexão com suas expectativas em nível acadêmico.
Curso de especialização
O curso de especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho oferecido pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, busca oferecer atividades de capacitação com enfoque de pós-graduação nas áreas das Engenharias, Agronomia e Arquitetura.
Neste contexto específico, faz-se necessário o desenvolvimento de programas de segurança em nível organizacional, ainda, de acordo com as devidas responsabilidades técnicas e normas operacionais afins as atividades da Organização.
Assim, o(a) pós-graduado(a) poderá oferecer e participar das novas exigências mediadas pelo Mercado que está em constante mutação patrocinada pelo desenvolvimento tecnológico.
Nestas condições que envolvem o(a) profissional com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, exige-se amplo conhecimento sobre legislação e normas técnicas, gerência de riscos, o ambiente e as doenças do trabalho, prevenção e controle de riscos em máquinas, proteção do meio ambiente e higiene do trabalho.
Experiência de Mercado
Neste cenário envolvendo diversas exigências profissionais, encontra-se o pós-graduado em “Engenharia da Segurança do Trabalho” (Turma de 2011) Valério Henrique Ferrari Peres, engenheiro ambiental diplomado pela UniFAI em 2009.
De acordo com Valério, “o curso me trouxe a possibilidade de ampliar o know-how que antes não era conhecido, a ampliação de novas propostas de trabalho aos clientes, agregar novas atividades e o aumento de ganhos”.
Peres também destacou as atividades práticas desenvolvidas no período do curso, entre as quais “a visita à Usina Branco Peres possibilitou um grande aprendizado prático”.
Atualmente, Valério Peres desenvolve atividades profissionais como engenheiro de Segurança do Trabalho na empresa Peres Regularização Ambiental, bem como, afirma que escolheu o curso com a seguinte proposta, a saber: “a fim de ampliar as atividades e ganhos”.
Profissionais especializados
Nesse contexto plural que envolve questões profissionais relacionadas com a Engenharia de Segurança do Trabalho, a coordenadora do curso de especialização da UniFAI, Prof.ª Dra. Josiane Lourencetti, afirma que “novas normas brasileiras, na área de segurança do trabalho, têm surgido nos últimos anos e, para satisfazê-las, o mercado de trabalho vem se ampliando”.
Assim, deve-se levar em conta que as exigências visando o aproveitamento de profissionais qualificados pelo Mercado, torna-se fundamental possuir uma Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
A professora Josiane destaca e finaliza: “cada vez mais, empresas estarão precisando de profissionais altamente especializados para atuar na implantação de métodos de prevenção e proteção de acidentes”.
Por Sérgio Barbosa / UniFAI