24 de março de 2025

Equipes da Energisa visitam escolas para falar sobre riscos de acidentes com eletricidade

Equipes da Energisa visitam escolas para falar sobre riscos de acidentes com eletricidade
Levar informações e tirar dúvidas sobre os riscos elétricos em uma linguagem fácil e dinâmica. Foi com esse propósito que, na manhã desta sexta-feira (21), representantes da Energisa Sul-Sudeste promoveram um bate-papo com as crianças da Escola Estadual Francisco Pessoa, no bairro Ana Jacinta, em Presidente Prudente.
A iniciativa faz parte das ações preventivas e de conscientização que a distribuidora de energia faz junto à comunidade. Nas escolas, a interação está focada principalmente na garotada, com temas como segurança nas brincadeiras dentro e fora de casa, uso inadequado de eletrônicos, perigos do cerol para as crianças e para a rede elétrica, e até assuntos como riscos na construção civil, com o intuito de que os pequenos compartilhem o aprendizado com os adultos em casa.
A técnica de Segurança do Trabalho da Energisa Sul-Sudeste, Cintia Sara Gomes de Moura, ressalta que a iniciativa tem caráter preventivo, principalmente porque as crianças nem sempre têm consciência dos riscos da rede elétrica. “Esse contato com os alunos na escola é sempre muito positivo, pois além de receberem bem as orientações, eles são agentes multiplicadores, levando informações valiosas para a segurança de suas famílias e da comunidade”.
Principais riscos 
Na conversa, os alunos foram instigados a refletirem sobre os riscos de colocar objetos na tomada, mexer em fios, cabos ou extensões. Para a garotada que não fica longe dos eletrônicos foi sobre o uso do celular e tablet enquanto os equipamentos estão carregando.
“Quando a brincadeira for ao ar livre, é indispensável observar o cenário: pipa e rede elétrica não combinam. O correto é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos de futebol e parques”.
Tem ainda a criançada que gosta de subir em árvores para se esconder ou colher frutos, sem notar a proximidade dos fios de energia ou cerca elétrica. “Esses são alguns exemplos de situações que colocam a vida da criança em risco. Então, não basta proibir a brincadeira, é importante explicar os riscos da eletricidade, dentro e fora de casa, e propor brincadeiras ou formas de brincar que garantam a diversão com segurança”, acrescenta a profissional da Energisa.
 A criançada ainda foi para casa com uma missão: compartilhar com os adultos outras orientações de segurança. “Manter a distância da rede elétrica durante os serviços de construção civil; não se aproximar de cabos partidos nas ruas ou calçadas; chamar um profissional para revisar as instalações da residência. São situações do cotidiano dos adultos que, sem não forem executadas com segurança, podem causar acidentes graves e até fatais”, finaliza Cintia.
Em casos de acidentes envolvendo energia, a população deve acionar a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa (18) 99120-3365 ; ou Call Center 0800 70 10 326.
Assessoria de Imprensa
Compartilhe esta notícia