Equipes da Energisa visitam comércio e escolas da região para alertar sobre riscos de acidentes com a rede elétrica
Em Adamantina e Osvaldo Cruz, técnicos da concessionária abordaram os principais perigos dos trabalhos da construção civil e brincadeiras perto da fiação
Nesta semana equipes da Energisa Sul-Sudeste estão empenhadas em uma ação especial de conscientização na região. Dessa vez o foco são estabelecimentos comerciais – principalmente lojas de materiais para construção civil – e escolas de Adamantina e Osvaldo Cruz, que receberam orientações sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica.
De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança, Juliana Volpi, esse tipo de abordagem faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária, com o intuito de despertar a comunidade sobre o risco real de realizar serviços ou brincadeiras, no caso das crianças, próximo à rede elétrica.
“No comércio, a proposta é alcançar a comunidade, mas também os trabalhadores de obras que diariamente visitam estabelecimentos em busca de materiais. “Essas lojas recebem pedreiros, pintores, instaladores de antenas, eletricistas e outros profissionais que vêm comprar materiais para realizar os seus serviços. Além deles, contratantes e responsáveis por obras também frequentam os estabelecimentos e precisam ser alertados sobre a responsabilidade quanto à segurança de seus trabalhadores”, explica Juliana.
Riscos na construção civil
Com os trabalhadores da construção civil, a abordagem se concentra em orientações essenciais como não montar andaimes, nem posicionar escadas, tampouco deixar calhas, telhas e vergalhões perto da rede elétrica. Também não se deve improvisar extensores para ferramentas como rolo de pintura. Junto com a distribuição dos panfletos, as equipes da Energisa apresentaram exemplos dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, muitas vezes sem perceber.
“Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, observa Juliana.
Com a comunidade em geral, as orientações dos técnicos da Energisa incluíram os riscos de acidentes domésticos envolvendo eletricidade. “Instalações malconservadas, ‘gambiarras’ com uso de benjamins, T’s e extensões são algumas das situações que podem causar choque elétrico, curto-circuito e até incêndios de grandes proporções”, alerta.
Energisa nas escolas
No bate-papo com a criançada pelas escolas onde passaram, os técnicos da Energisa falaram sobre o perigo de colocar objetos na tomada, mexer em fios, cabos ou extensões, e ainda sobre o uso do celular e tablet enquanto esses equipamentos estão carregando.
“Foi uma ótima oportunidade para também falar de pipas. Esse é o tipo de brincadeira que deve ser feita longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques. Ou seja, as crianças precisam compreender os riscos da eletricidade, dentro e fora de casa, para se divertirem com segurança”, finaliza.
Essas e outras orientações para evitar acidentes com a rede elétrica estão no site www.seguranca.energisa.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa