1 de setembro de 2025

Equipe de TI da FAI inclui IA no atendimento automatizado via aplicativo de mensagens

Equipe de TI da FAI inclui IA no atendimento automatizado via aplicativo de mensagens
Em uso desde o início de agosto, recurso facilita acesso a informações básicas da instituição

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) concluiu a integração de um serviço de Inteligência Artificial no atendimento automatizado de WhatsApp da instituição.

Em funcionamento desde o início de agosto, o recurso de comunicação similar ao Chat GPT permite acesso às informações básicas disponibilizadas no site institucional, tais como os cursos de graduação e pós-graduação ativos, vestibulares, concursos e processos seletivos.

“O serviço automatizado prestado pela ferramenta não se compara a um atendimento humano, entretanto, ela consegue esclarecer muitas dúvidas sobre a instituição e fornece diversos serviços, como emissão de boleto e consulta da vida escolar do aluno. Em breve, muitos outros serviços úteis à comunidade acadêmica serão disponibilizados, como consulta da situação financeira do aluno e a possibilidade de automatizar serviços para o aluno que hoje só são possíveis presencialmente, como por exemplo, acordos financeiros”, diz o membro da equipe de TI da FAI, auxiliar de computação Laércio Ferreira dos Reis Júnior.

Para as solicitações mais complexas, a ferramenta faz o encaminhamento do contato da secretaria do Câmpus I. Até o momento, esse recurso ainda não é capaz de identificar áudios, porém, essa implementação adicional já está em estudo.

“Temos planos de expandi-la para a central do aluno e a central docente. Nosso objetivo é torná-la útil, sem que perca a precisão”, conta.

O WhatsApp do atendimento automatizado é pelo número (18) 99758-9381.

“Este projeto foi iniciado pela equipe de TI da FAI no final do ano de 2024, e veio sendo melhorado ao longo dos últimos meses pelo auxiliar de computação Laércio, com a inclusão do recurso de IA. A ferramenta é aperfeiçoada com sua constante utilização, e para isso, contamos com a experiência de todos”, afirma o encarregado de TI, professor e coordenador dos cursos de TI da FAI, Prof. Dr. André Mendes Garcia.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia