7 de maio de 2025

Engenharia Civil e Agronomia da FAI realizam visita técnica na Usina de Itaipu

Engenharia Civil e Agronomia da FAI realizam visita técnica na Usina de Itaipu
Atividade ocorreu em 25 de abril, com acompanhamento de docentes

Os cursos de Engenharia Civil e Agronomia do Centro Universitário de Adamantina realizaram uma visita técnica, no último dia 25, na Usina Hidrelétrica de Itaipu e no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Alunos de todos os termos da engenharia civil e do último ano de Agronomia participaram da atividade, acompanhados do Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Junior, da Prof.ª Me. Bruna Ragassi Pereira da Silva e do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Simões.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Junior, a realização da visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu foi de fundamental importância para o aprendizado dos alunos por proporcionar uma vivência prática e direta com uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Durante a visita, os estudantes puderam compreender, de forma aplicada, conceitos relacionados à geração de energia, estruturas de contenção, hidráulica, fundações, barragens, operação de turbinas e gestão de grandes empreendimentos de infraestrutura.

“Além disso, a atividade permitiu o contato com aspectos multidisciplinares da engenharia, promovendo a integração entre teoria e prática, a valorização do conhecimento técnico e o estímulo à visão crítica e analítica. Tais experiências são essenciais para a formação de profissionais mais preparados, atualizados e conscientes da responsabilidade técnica e ambiental que envolve grandes projetos de engenharia”, avalia o docente.

Para João Paulo Granata Borges, do 9º termo de Engenharia Civil, a visita foi uma experiência “ímpar”. “Poder conectar a teoria e a prática e ver de perto a grandiosidade da engenharia aplicada em todos os setores (estrutural, planejamento, hidráulica), de forma integrada ampliou muito minha visão sobre o papel do engenheiro civil. Agradeço ao coordenador Osmar Pereira, ao professor Alexandre Simões e à professora Bruna Ragassi pela iniciativa, dedicação e por poderem nos proporcionar uma experiência tão valiosa para nossa formação profissional”, afirma.

A estudante do 9º termo de Agronomia, Gabrielly de Souza Silva, também relata a oportunidade de presenciar “uma das enormes potências” que se tem no país, com uma visão além da produção.

“Também presenciamos o cuidado e preocupação com a fauna e flora presente na região, instrutores bem preparados, que puderam esclarecer a importância, funcionamento e objetivo de toda estrutura que visitamos”, finaliza.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês