17 de abril de 2019

Enfermagem visita projeto de extensão em Equoterapia da UniFAI na Chácara da APAE

Enfermagem visita projeto de extensão em Equoterapia da UniFAI na Chácara da APAE
Sob a supervisão da orientadora Nielen Cupelli, turma de Enfermagem conhece projeto de extensão em equoterapia

Com o objetivo de compreender o serviço de equoterapia, os alunos do 7º termo do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), sob a supervisão da orientadora Nielen Helena Fochi Damasceno Cupelli, realizaram uma visita à chácara da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Trata-se de um projeto desenvolvido pela UniFAI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, APAE e Polo de Atividades Integradas (PAI/Nosso Lar).

“A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”, explica o coordenador de Projetos de Extensão de Biológicas e Saúde, Prof. Me. Matheus Campos Garcia Parra.

De acordo com o docente, o projeto tem o objetivo de ofertar mais uma área de atuação e “uma nova realidade com público especial”, podendo, além do aprendizado, promover mais independência para o beneficiado.

“Os alunos puderam observar e entender um pouco mais do serviço de equoterapia oferecido aos praticantes e, por meio das orientações, compreender o quão importante é a integração multidisciplinar visando sempre o bem-estar do paciente”, ressalta.

Além da equoterapia, os estudantes também conheceram a escola da APAE, local onde se desenvolve todo o trabalho pedagógico, o projeto terapêutico e o ambulatório de reabilitação global, sendo mais uma oportunidade de atuação da enfermagem.

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês