Enfermagem da Unifai desempenha estágios, visitas técnicas e atividades de recreação no semestre
Fotos - Turmas de Enfermagem desempenham estágios, visitas técnicas e atividades de recreação no semestre – Fotos - Arquivo Pessoal.
Objetivo foi promover a compreensão da necessidade de formação demandada pelo mercado de trabalho
O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou, por meio das turmas do 6º e 8º termos, estágios, visitas técnicas e atividades de recreação em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em entidades da cidade e região durante o semestre letivo.
O objetivo de inter-relacionar a formação acadêmica do profissional de Enfermagem com o processo de envelhecimento foi promover a compreensão da necessidade de formação demandada pelo mercado de trabalho.
No decorrer do semestre foram realizados estágios na Santa Casa de Adamantina. Para marcar o encerramento de outubro, ocorreram atividades de recreação em comemoração ao mês das crianças. “Os alunos se vestiram de palhaços, entregaram alguns mimos, cantaram nas unidades da pediatria e de internações”, detalha a coordenadora do curso, Prof. Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli.
Os estudantes participaram das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul da Rede de Combate ao Câncer por meio de atividades supervisionadas ligadas à promoção e prevenção de doenças, tais como orientações a grupos de mulheres e coleta de exames laboratoriais dos homens.
As visitas técnicas a ILPI, foram realizadas em Adamantina no Lar dos Idosos e no Villa Anna Residencial Geriátrico. E em Lucélia, no Lar São Vicente de Paulo, durante o período do estágio supervisionado em Geriatria, nos meses de outubro e novembro.
No encerramento houve a celebração de um café da manhã no Lar dos Idosos com atividades recreativas, danças, músicas e cuidados com bem-estar e beleza. “Foi preparada pelos alunos uma mesa com bolos, salgados e bebidas, música ao som de violão e danças a fim de proporcionar interação. Para os idosos, as visitas realizadas estimulam atividades de recreação, práticas desenvolvidas em cuidados com produtos de beleza, podendo observar satisfação na autoestima das idosas e reintegração social”, aponta a docente.
De acordo com a coordenadora, as visitas técnicas possibilitaram o conhecimento da estrutura física, do quadro de funcionários, das dificuldades enfrentadas pelas instituições e de casos de abandono de idosos.
Permitiu aos acadêmicos também o conhecimento teórico e prático do processo de cuidado e de integração ao meio social, “trazendo reflexões aos ciclos de vida e compreensão de que o envelhecimento impõe a consideração de aspectos culturais importantes e que apresenta especificidades socioeconômicas, culturais, ambientais, individuais e/ou coletivas, segundo épocas e lugares em cada ser humano de modo singular”, finaliza.
Por Priscila Caldeira