26 de outubro de 2021

Energisa usa helicóptero para auxiliar na localização dos estragos que o temporal causou na rede elétrica

Energisa usa helicóptero para auxiliar na localização dos estragos que o temporal causou na rede elétrica
Aeronave sobrevoou principalmente as áreas rurais dos municípios mais afetados; inspeção aérea auxilia equipes em terra no atendimento a ocorrências individuais

A Energisa trabalha ao longo desta terça-feira (26) para solucionar os problemas de falta de energia para clientes rurais e demandas individualizadas na região. A maior parte dessas ocorrências em andamento se encontra na área rural e a recomposição do sistema elétrico nessas localidades se torna ainda mais complexa devido à intensidade dos estragos provocados pelo temporal do último sábado.

 

Para agilizar a identificação de pontos de reparos, postes caídos, árvores sobre a fiação e outros danos que comprometem o fornecimento da energia para propriedades rurais, a Energisa está utilizando um helicóptero que realiza inspeções aéreas da rede de energia e direciona, de maneira ainda mais assertiva, os trabalhos das equipes em terra.

 

“Mantemos o compromisso de trabalhar ininterruptamente para restabelecer o fornecimento da energia o mais rápido possível. Infelizmente, muitos trechos são de difícil acesso e, em algumas situações, é necessário o deslocamento de maquinários pesados por longos trechos. Os ventos, que passaram de 80 km/h e os mais de 12 mil raios que atingiram a região, fizeram muitos estragos na rede elétrica. Identificar esses pontos específicos demanda tempo. Mas, com a tecnologia e apoio da aeronave, estamos conseguindo localizar e mensurar os estragos, favorecendo o direcionamento das equipes para os reparos”, explica Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.

 

Na região de Presidente Prudente, o helicóptero tripulado por equipe especializada sobrevoou, na tarde desta terça-feira, territórios rurais de Álvares Machado, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Rancharia e Regente Feijó e adjacências. Além dessas localidades, a aeronave também percorreu municípios da região de Assis que são atendidos pela Energisa Sul-Sudeste e também sentiram os efeitos da tempestade do último fim de semana.

 

“Para se ter uma ideia da gravidade do temporal, foram mais de 2 mil ocorrências e 85 mil clientes afetados nas regionais Oeste, que abrange 24 cidades da região de Presidente Prudente, e Centro, que incluem 27 municípios das regiões de Assis e Tupã. Foi mais uma situação climática atípica, pelo terceiro fim de semana consecutivo, que exigiu das nossas equipes empenho, comprometimento e estratégia para recompor o sistema elétrico com segurança”, ressalta Moreto.

 

A expectativa da concessionária é que, com o reforço das equipes em campo e apoio das inspeções aéreas, essas ocorrências descentralizadas e individuais sejam solucionadas ao longo deste dia.

Inspeção Na RedeLuiz Moreto Vicentin Junior

Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês