18 de setembro de 2020

Em seminário virtual, Fundação Casa vai abordar responsabilidade social e inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade

Em seminário virtual, Fundação Casa vai abordar responsabilidade social e inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade
Unidade da Fundação Casa em Presidente Bernardes — Foto: Reprodução/TV Fronteira

O diretor da Divisão Regional Oeste (DRO) da Fundação Casa, Júlio César Padovan, participa nesta segunda-feira (21), às 10h, do seminário virtual “Aprendizagem: responsabilidade social empresarial e inclusão protegida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade”. A iniciativa do evento é do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região (FPETI-PPR)

A transmissão será pelo canal do FPETI-PPR no YouTube e acessível a qualquer interessado no tema , não é necessária inscrição prévia. Em sua palestra, o diretor da DRO vai discutir a inserção no mercado de trabalho, como aprendizes ou empregados, de adolescentes internados na Fundação Casa.

O profissional também abordará levantamento sobre anseios e principais dificuldades que esses jovens em vulnerabilidade enfrentam após cumprirem a medida socioeducativa de privação de liberdade. Padovan ainda vai apresentar experiências exitosas de inserção de jovens que ficaram internados em centros socioeducativos nas cidades de Araçatuba, Irapuru e Presidente Bernardes.

A programação terá início com palestra do juiz do trabalho aposentado José Roberto Dantas Oliva, que falará sobre: “Aprendizagem: mais do que um dever, oportunidade de qualificação do quadro de empregados e responsabilidade social”.

Logo após, junto à participação do diretor da DRO, um jovem de Presidente Prudente, que cumpriu medida socioeducativa de internação em Presidente Bernardes, contará sua experiência em tentar ingressar no mercado de trabalho após a privação de liberdade.

Um empresário de Presidente Prudente, do ramo de logística, discorrerá sobre a experiência e os benefícios na contratação de adolescentes egressos da Fundação Casa.

A programação terá ainda uma palestra do presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas . Martins César falará sobre “Aprendizagem social: porta segura para o ingresso do adolescente no mercado de trabalho”.

O FPRTI-PPR é um espaço de diálogo plural que congrega diversos órgãos e entidades especializados. O seminário tem organização do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Presidente Prudente (JEIA), criado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Gerência Regional do Trabalho (vinculada ao Ministério da Economia), das secretarias Municipal e Estadual da Educação, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os dois Conselhos Tutelares e a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção local, Conselho Intersindical de Presidente Prudente, dentre outros.

Sobre o seminário

O foco é avaliar como a aprendizagem pode ser um importante instrumento de combate ao trabalho infantil, com grande potencial para transformar vidas e romper com o ciclo de pobreza que o trabalho precoce faz perpetuar de geração em geração.

Um dos objetivos ainda é conscientizar a sociedade e, principalmente, os empresários sobre a aprendizagem como solução eficaz para erradicar o trabalho infantil e inserir, social e profissionalmente, adolescentes e jovens no mercado de trabalho de forma segura, através de um contrato de trabalho especial, por prazo determinado, com adolescente inscrito em programa, sob orientação de entidade qualificada.

“No contrato de aprendizagem, o empregador se compromete a assegurar formação técnico-profissional, por meio de um método que alie teoria e prática, garantindo a compatibilidade com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz”, explicou o juiz Mouzart Luís Alves Brenes, do JEIA de Presidente Prudente.

Por G1 Presidente Prudente 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês