13 de novembro de 2022

Em iniciativa inovadora na busca pela presidência da Câmara, Alcio Ikeda apresenta plano legislativo

Em iniciativa inovadora na busca pela presidência da Câmara, Alcio Ikeda apresenta plano legislativo
Alcio Ikeda apresentou Plano de Desenvolvimento Legislativo aos vereadores.
Alcio Ikeda busca a próxima presidência da Câmara Municipal. Atual biênio, presidido por Paulo Cervelheira, encerra em 31 de dezembro (Cedida).

O vereador Alcio Ikeda (Podemos) já se posicionou em outras oportunidades, inclusive à imprensa, sobre sua pretensão de presidir o Poder Legislativo de Adamantina a partir do ano que vem, para o biênio 2023/2024. Em seu segundo mandato, ele traça ações e estratégias inovadoras para conquistar o voto dos vereadores, que em dezembro irão votar e eleger a nova mesa diretora, e quem irá suceder o atual presidente, Paulo Cervelheira (PV).

Além das articulações de bastidores e da movimentação do vereador Alcio Ikeda junto aos demais colegas, ele seguiu por um caminho nunca percorrido em toda a história da Câmara de Adamantina, até então, com a apresentação de um projeto de mandato batizado de “Plano de Desenvolvimento do Legislativo Municipal – 2023/2024”, entregue a todos os vereadores.

Organizado em 12 páginas, o documento descreve qual seria a característica do mandato buscado por Alcio, na eventual condição de presidente da Câmara, seu relacionamento com o Poder Executivo, e o conjunto de ações que pretende desenvolver ao longo do próximo biênio.

Além de Alcio, o atual presidente Paulo Cervelheira também assina o documento, e se identifica, nele, como candidato à mesa diretora. Os espaços que poderão abrigar Paulo são a vice-presidência, primeira secretaria ou segunda secretaria.

Amadurecimento

No início do ano que vem Alcio completa 10 anos de atividade no setor público. Ele ocupou uma chefia na secretaria de obras e serviços, de 2013 a 2016. Em 2016 foi eleito vereador, cumprindo o primeiro mandato entre 2017 a 2020, estando agora no segundo mandato legislativo. “De lá para cá, tenho trilhado um caminho político que se resume em trabalho, estudo e aprendizado. Estudo, pois para desenvolver um trabalho com competência e eficiência, foi e é necessário estudar muito. Aprendizado, pois além do estudo, é necessário aprender com a vivência ao longo destes anos de mandato que nos proporciona a experiência para buscar manter os acertos e melhorar com os erros cometidos. Com humildade, o objetivo sempre será melhorar”, destacou no documento, ao abordar sua biografia. “Pretendo, se eleito presidente do Legislativo, dar seguimento ao trabalho dos presidentes anteriores, em mandatos sempre reconhecidos pela responsabilidade, através da colaboração do eficiente quadro de servidores que possui a nossa Câmara Municipal, o qual, contaremos com a integral participação no mandato”, continuou.

Ainda, Alcio faz uma fala de agradecimento ao apoio do atual presidente da Câmara, que compõe com ele a dobradinha autoral do projeto de mandato. “Ressalto que é gratificante firmar essa parceria e ter a confiança do vereador Paulo Cervelheira, pois sendo o atual presidente do Legislativo, confiou em mim declarando seu apoio e se colocando como candidato para compor a Mesa Diretora. Juntos, realizamos diversos trabalhos, apresentando projetos de lei, participando de comissões importantes (como a revisão do regimento interno) e trabalhando por conquistas e melhorias para a nossa Câmara e nossa cidade. Com essa parceria, se eleito, além de dar seguimento aos trabalhos iniciados por ele em sua gestão, trabalharemos sempre juntos, junto aos demais membros da Mesa”, prosseguiu Alcio. “Espero que Vossas Excelências, nobres colegas vereadores, analisem nossas ideias, que foram escritas com sinceridade, pensando no futuro de nossa Câmara e de Adamantina”, encerrou o candidato à presidência do legislativo.

Harmonia e autonomia

Depois dessa apresentação o projeto de mandato traz o detalhamento da conduta que o candidato irá assumir na eventual eleição à presidência do legislativo adamantinense, como também aos projetos e ações que pretende desenvolver, dentro das atribuições legislativas, e o relacionamento com o poder executivo. Alcio e o prefeito Márcio Cardim têm posições políticas divergentes e já travaram embates por meio de declarações, entrevistas e outros meios.

Diante da necessidade de clareza sobre qual seria seu posicionamento, Alcio abre o detalhamento do projeto abordando sobre os princípios da harmonia e autonomia. “Apesar do Poder Legislativo ser constitucionalmente responsável por promover um sistema de “freios e contrapesos” ao Executivo, entendemos que devemos buscar a harmonia entre os Poderes , visando o bem comum da cidade. Trabalhar em harmonia, não significa concordar com tudo, mas sim agir com respeito, urbanidade e diálogo”, detalhou.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia