17 de setembro de 2021

Em 20 anos, quantidade de veículos cresce 146,8% em Adamantina

Em 20 anos, quantidade de veículos cresce 146,8% em Adamantina
Semana do Trânsito conscientiza motoristas a partir deste sábado, no Parque dos Pioneiros

Adamantina está cada vez mais motorizada. E uma prova disso é o expressivo crescimento na quantidade de veículos nas últimas duas décadas. Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontam que a frota de automóveis, caminhões e motocicletas (entre outros) teve avanço de 146,8% na cidade.

 

Em 2.001, o Município tinha 11572 veículos registrados no sistema do Governo Federal. Este ano o número chegou a 28571. Resultado: caos!

 

Visando melhorar a mobilidade das principais vias de acesso, além de oferecer mais segurança aos motoristas, motociclistas e pedestres, a Prefeitura desenvolve o ‘Avenidas Responsáveis’. E, na última semana, foi iniciada o debate sobre as ações que contemplarão a avenida Marechal Castello Branco, a Via de Acesso.

 

VIA DE ACESSO

Entrada principal de Adamantina, o trecho entre a SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e a rotatório do Cristo é um dos mais movimentados em dias úteis.

Por isso, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento apresentou um novo ordenamento de tráfego, visando o controle da velocidade e segurança dos usuários. O local também deve receber canteiro central, com paisagismo e iluminação pública.

 

“Pensamos em ações que vão beneficiar os comerciantes que têm suas empresas no local e para fazer com que todos os usuários, pedestres e motoristas respeitem as regras de trânsito. Além de deixar a entrada da cidade mais atrativa”, pontua João Vitor Marega, secretário de Planejamento.

 

Entre os comerciantes presentes na audiência realizada no dia 9, o principal questionamento foi relacionado a implantação do canteiro central, pois acreditam que trará dificuldades para as manobras de caminhões e veículos de grande porte.

 

“Já fizemos todos os testes. É possível que caminhões e ônibus façam manobras para entrar e sair dos estabelecimentos comerciais, mas, a fim de tranquilizar os empresários, faremos novas demarcações e uma nova apresentação será marcada”, afirma.

O secretário de Planejamento pediu que quando os comerciantes receberem veículos de grande porte entrem em contato com a pasta para que a equipe técnica vá até ao local e faça todas as marcações.

 

“O resultado da reunião foi incentivador para as próximas etapas deste projeto. A Via de Acesso é a entrada da cidade, muito mais que deixar tudo bonito, nosso projeto está voltado para a ordenação do tráfego, controle da velocidade dos veículos e segurança aos pedestres. Nosso estudo quer que a mobilidade urbana seja acessível a todos os usuários da via”, salienta o secretário.

 

SEMANA DE TRÂNSITO

Além de melhorar a estrutura viária, a Prefeitura também promove ações de conscientização. E, de sábado (18) até o dia 25, a Semana Nacional de Trânsito também contará com programação educativa em Adamantina.

 

A abertura ocorre às 16h, deste sábado, com a entrega de panfletos de conscientização no Parque dos Pioneiros. A iniciativa conta com a participação do Interact Club.

A partir das 16h30, será realizada a simulação de resgate em acidente de trânsito com a participação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e, ainda, uma exposição do DEMTRAN (Departamento Municipal de Trânsito).

 

No domingo (19), o órgão promoverá, das 16h às 20h, uma exposição também no Parque dos Pioneiros.

 

Já na terça-feira (21), às 17h, será realizada uma operação com a participação da Polícia Militar visando a entrega de panfletos e orientação dos motoristas na avenida Moysés Justino da Silva.

 

Na quarta-feira (22), outra operação de conscientização também será realizada na avenida Marechal Castelo Branco.

 

A Semana Nacional de Trânsito contará, na quinta-feira (23), com a participação da escolinha de ciclismo em parceria com o Lions Clube. E nos dias 24 e 25 de setembro estarão expostas, das 16h às 20h, imagens da Semana Nacional de Trânsito no Parque dos Pioneiros.

 

Fonte: Impacto Notícias

Compartilhe esta notícia