6 de dezembro de 2021

Eleita prefeita neste domingo (5), Sônia Gabau continua no comando da Prefeitura de Salmourão

Eleita prefeita neste domingo (5), Sônia Gabau continua no comando da Prefeitura de Salmourão
Sônia Gabau recebeu 1.574 votos (51,44%) e seu adversário, Marquinhos, 1.486 (48,56%).

A prefeitura interina de Salmourão, Sônia Gabau (PSDB), foi eleita prefeita neste domingo (5) em eleições suplementares realizadas pela Justiça Eleitoral. Ela, com a candidata a vice-prefeita Márcia Pravato, concorreu pela coligação Humildade e Respeito pelo Povo. Nas urnas, Sônia venceu Marcos Antônio Paio “Marquinhos” (PV) e seu vice, Tenente Eduardo, pela coligação Salmourão Tempo de Esperança e União.

Segundo a Justiça Eleitoral, 3.706 eleitores estavam aptos a votar neste domingo em Salmourão. A votação ocorreu das 7h às 17h, na Escola Hans Wirth, onde estavam instaladas as 12 seções.

Sônia recebeu 1.574 votos (51,44%) e Marquinhos 1.486 (48,56%). Foram registrados ainda 60 votos nulos (1,90%) e 33 em branco (1,05%). Na eleição, 553 eleitores não compareceram às urnas.

O candidato que disputou e venceu as eleições do ano passado, José Luiz Rocha Peres (PP) teve a candidatura indeferida com base na lei da ficha limpa e travou uma luta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem sucesso. Desde 1º de janeiro a vereadora Sônia Gabau, presidente da Câmara Municipal de Salmourão, é a prefeita interina. Agora, será empossada prefeita eleita.

O processo eleitoral, em Salmourão, foi organizado pelo Cartório da 69ª Zona Eleitoral de Lucélia.

Mais informações sobre a eleição suplementar de Salmourão podem ser consultadas na Resolução TRE-SP nº 566/2021.

Justificativas

Quem não pôde votar em Salmourão precisa justificar por meio da funcionalidade Justifica Brasil, disponível no aplicativo e-Título, ou até 3 de fevereiro de 2022, pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio de requerimento formulado perante uma zona eleitoral.

Além de Salmourão, também tiveram eleições municipais neste domingo as cidades de Vargem (região de Bragança Paulista, na divisa com Minas Gerais) e Reginópolis (região de Bauru, no centro peste paulista).

Entenda

Sônia Gabau assumiu o comando da cidade de Salmourão em 1º de janeiro deste ano, depois que a Justiça Eleitoral entendeu que o candidato a prefeito mais votado na eleição passada, José Luiz Rocha Peres seria inelegível com base na lei da ficha limpa. Mesmo assim o candidato disputou a eleição “sub judice” e obteve o maior número de votos.

Inicialmente, segundo informa o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, (TRE-SP), o registro de candidatura em questão foi indeferido pelo Juízo da 69ª Zona Eleitoral, em Lucélia, vez que o então candidato estava inelegível em virtude da rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao longo do processo eleitoral, porém, foi conferida uma tutela provisória de urgência na Justiça Federal, que suspendeu os efeitos da decisão irrecorrível do TCU e restaurou provisoriamente a elegibilidade de José Luiz. Por esse motivo, o candidato teve seu registro de candidatura deferido por acórdão do TRE-SP.

Processo nº 0600261-70.2020.6.26.0069.

Compartilhe esta notícia