19 de maio de 2021

Eleição da nova reitoria da UniFAI: reitor Paulo Sérgio da Silva anuncia que não vai concorrer

Eleição da nova reitoria da UniFAI: reitor Paulo Sérgio da Silva anuncia que não vai concorrer
Mandato da atual reitoria termina em 30 de junho. Prazo para candidaturas termina nesta sexta-feira.

O primeirio reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), prof. dr. Paulo Sérgio da Silva, afirmou nesta terça-feira (18) ao SIGA MAIS que não irá pleitear um novo mandato para a reitoria da instituição. A autarquia municipal está com o processo de candidatura aberto, até às 16h da próxima sexta-feira (21).

 

O calendário para eleição da nova reitoria consta da Resoluçao N° 3, que dispõe sobre a votação para a composição da lista tríplice de nomes para a escolha de reitor e vice-reitor, para mandato de 1 de julho de 2021 a 30 de junho de 2025. Essas duas funções devem ser preenchidas por professores doutores com, no mínimo, cinco anos de efetivo exercício no Centro Universitário, que atendam aos requisitos legais que disciplinam o funcionamento da autarquia.

 

A atual reitoria, que tem como vice-reitor o prof. dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon foi empossada em 1º de julho de 2017, com o mandato prestes a encerrar em 30 de junho. De acordo com o estatuto, o atual reitor tem direito a uma recondução e caso pretendesse, deveria apresentar proposta de candidatura. Ainda há prazo para isso.

 

A instituição de ensino adamantinense tem importantes desafios pela frente, como a superação da evasão e inadimplência, sobretudo em razão a pandemia da Covid-19, atrair novos alunos para a grade de cursos de graduação e pós-graduação, tentam ocupar espaço efetivo no ensino à distância e a consolidação do curso de medicina. O orçamento da UniFAI, para 2021, é de R$ 77.445.100,00.

 

Processo de seleção para formação de listra tríplice

De acordo com a Resolução, os candidatos a reitor e vice-reitor deverão protocolar até às 16h do dia 21 de maio próximo, no endereço [email protected], o arquivo (em formato PDF) do projeto de gestão da UNIFAI, apresentando informações que demonstrem conhecimento da realidade atual da instituição, bem como propostas para a efetiva projeção do Centro Universitário no decorrer do mandato e os respectivos currículos lattes atualizados. Caso a atual reitoria pleiteia sua recondução, também deve apresentar projeto e seguir o rito da Resolução.

 

Recebidos os projetos, com identificação dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, a documentação será enviada para apreciação do Conselho Universitário, que se reunirá para discutir as propostas dos candidatos à reitoria. Caso entenda necessário, o Conselho poderá convocar os candidatos para arguição.

 

Em seguida, os conselheiros irão escolher, mediante voto secreto e individual, as chapas de reitor e vice-reitor inscritas, o que vai ocorrer no dia 28 de maio, às 9h, no campus 1. Os nomes irão compor uma listra tríplice que será enviada ao prefeito municipal até o dia 31 de maio. A partir dela, o prefeito irá escolher os nomes do reitor e vice-reitor, e submeter a referendo pela Câmara Municipal de Adamantina.

 

A eleição da reitoria da UniFAI é regida pela Lei Complementar Municipal nº 274, de 25 de maio de 2017, que dispõe sobre o Estatuto, a estrutura administrativa e acadêmica e organiza seu quadro de pessoal.

 

Quem compõe o Conselho Universitário?

O Conselho Universitário é formado por representantes da reitoria, das pró-reitorias, corpo docente permanente, chefes de departamento, dos estudantes, dos funcionários técnico-administrativos e da comunidade. Presidido pelo reitor Paulo Sergio da Silva, estão nomeados em sua atual formação: Alexandre Rodrigues Simões, Alexandre Teixeira de Souza, Dalva Pazzini Grion, Delcio Cardim, Eduardo Ribeiro Ferracini, Fábio Alexandre Guimarães Botteon, Igor Terraz Pinto, Jean Cardoso de Moura, João Lopes de Oliveira, Luiz Octávio Amarins Cianca, Marceli Moço Silva, Marcos Roberto Fratini, Miguel Ângelo de Marchi, Rita de Cássia Siqueira, Simone Leite Andrade e Vagner Amado Belo de Oliveira.

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia