Rádio Life FM

Educação Física organiza evento esportivo em parceria com a APAE e Olimpíadas Especiais dia 29

Festival MATP - Copa América APAE/FAI integra programa de extensão desenvolvido pela Prof.ª Dra. Gabriela Toloi

Promoção da inclusão. Com esse objetivo, o Centro Universitário de Adamantina por meio de um programa de extensão de autoria da Prof.ª Dra. Gabriela Toloi, coordenadora do curso de Educação Física, em parceria com o Programa das Olimpíadas Especiais Brasil, promove o Festival MATP – Copa América APAE/FAI nesta quarta-feira, 29, nos períodos da manhã e tarde, na APAE de Adamantina.

O MATP é o Programa de Atividade Motora Adaptada das Olimpíadas Especiais, um circuito de atividades físicas voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas que necessitem de suporte.

A proposta do MATP em juntar-se à Copa América, competição de seleções da América do Sul da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), despertou o interesse da coordenadora do curso de Educação Física, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi Cardoso, na promoção do futebol como ferramenta de inclusão.

As ações fazem parte do programa de extensão do curso de Educação Física intitulado “Esporte Adaptado – Muito além de uma conquista esportiva”.

“Era um projeto que virou um programa de extensão. Existem outros projetos vinculados a ele, tomando uma dimensão maior em busca da inclusão”, explica.

Funcionamento

No circuito adaptado haverá estações simulando os países participantes da Copa América. “São estações de atividades motoras, na qual vamos fazer a grande maioria delas alusivas ao futebol”, afirma.

Haverá a participação dos estudantes de Educação Física e de Fisioterapia, em estágio na disciplina de Práticas Supervisionadas em Neurologia e Pediatria supervisionado pela Prof.ª Me. Patrícia Ferraz Braz.

“É uma oportunidade de mostrar aos alunos a perspectiva que mesmo as pessoas com grande comprometimento motor e/ou intelectual, conseguem realizar diversas ações. Elas se sentem valorizadas, felizes e capazes na execução dessa atividade”, aponta.

A docente fez agradecimentos à pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli.

“Agradeço imensamente à Profa.ª Liliana pela aprovação do programa que conecta a universidade por meio da extensão, a fundação das Olimpíadas Especiais com a parceria integral da APAE, por meio da abertura que tem e do trabalho em conjunto com a professora de educação física Mariane Kamile de Paiva Zapparoli”, finaliza.

 

Por Priscila Caldeira

Sair da versão mobile