7 de outubro de 2021

Educação e relações de aprendizado

Educação e relações de aprendizado

Desde que nascemos, necessitamos aprender e ser educados pelos outros e desde ali já nos envolvemos em relações de aprendizados, através dos valores, de comportamentos, de amores, relações todas muito significativas que constroem a nossa vida.

A todo instante e sempre de novo, necessitamos aprender e nos educar. Somos educados e também educamos, inspiramos, orientamos os outros com nossas experiências e com nossos propósitos de vida, mas, cada um tem a liberdade de buscar para si, aquilo que lhe parece certo para o seu modo de ser e pensar. O respeito é muito importante no ato de aprender e ensinar.

Certo é, que é possível aprender com tudo e com todos.

E educar é extrair do outro o melhor que ele tem dentro de si e transformar isso em algo que o faça mais feliz e sábio no percurso da vida.

Mas não basta saber e guardar para si. Todo mundo tem algo para ensinar e ensinamos de alguma forma. E o saber só produz sentido quando é transmitido e compartilhado com mais pessoas. É também uma forma de amar! É uma relação, que dela nasce muitas experiências, crescimento, sabedoria e sentido de vida.

Sejamos todos aprendizes no tempo, nas experiências também dos mais velhos que nós. Sejamos acolhedores e multiplicadores do saber, do respeito, sejamos mais amorosos e tolerantes. A educação passa pelas relações, pelo conhecimento e pelo amor.

Puxemos para fora o melhor que existe de nós, para ajudar a nós mesmos e aos outros.

Caminhemos…

 

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo
[email protected]

Compartilhe esta notícia