Em um marco histórico para a cultura, Adamantina foi oficialmente reconhecida como uma entidade federada do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Mas, afinal, o que isso significa na prática?
A principal missão do SNC é garantir que as políticas culturais sejam desenvolvidas de maneira mais eficiente, equitativa e sustentável. Com essa estrutura, procure-se criar um ambiente em que a cultura seja um direito de todos, acessível e fomentado em todas as regiões do país.
A criação do SNC surgiu da necessidade de sistematizar a atuação das políticas públicas de cultura, que anteriormente eram fragmentadas e careciam de articulação entre os diferentes níveis de governo. O objetivo foi criar uma plataforma que permitisse a troca de experiências, o compartilhamento de recursos e o planejamento integrado para fortalecer a produção cultural, a preservação da diversidade e o acesso universal às manifestações culturais.
O SNC também visa promover o desenvolvimento econômico e social por meio da cultura, considerando sua importância como motor de crescimento e inclusão. Dessa forma, a implementação de um sistema que articula e regula as práticas culturais em todas as esferas da administração pública tornou-se fundamental para o crescimento e a valorização da cultura brasileira.
“Trabalhamos desde o primeiro dia deste mandato para deixar o município de Adamantina apto perante às esferas federal e estadual”, ressalta o secretário de cultura e turismo, Sérgio Vanderlei. “É um trabalho árduo e burocrático, mas necessário. Um caminho sem volta, pois todos os municípios que queiram tratar cultura como política pública devem seguir este caminho”.